Menu
Buscarquinta, 18 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
20°C
Dourados

Laboratório do Senai garante qualidade dos alimentos

11 março 2011 - 13h21Por Redação Douranews, com Assessoria

A infraestrutura do LabSenai Alimentos montada pelo Senai em Dourados está auxiliando as indústrias da região no controle da qualidade dos produtos da área de alimentos. Para se ter uma idéia, durante todo o ano passado, no primeiro ano de operação do laboratório, a unidade atendeu 300 empresas da área de alimentos, realizando 4.765 ensaios físico-químicos e microbiológicos.

O LabSenai conta ainda com o CPA (Centro de Processamento de Alimentos), o Prumo Alimentos (Programa de Unidades Móveis) e serviços técnicos e tecnológicos. Além disso, para suprir as demandas apresentadas pela indústria, foram necessárias 987 horas de atendimento para concluir 17 consultorias em serviços técnicos e tecnológicos.

A responsável pelo LabSenai Alimentos em Dourados, médica-veterinária Stella Fernanda de Aquino Oliveira, observa que a infraestrutura da unidade é um complexo que utiliza tecnologia de ponta para atender as necessidades da indústria e conta com profissionais altamente qualificados, ambientes tecnicamente adequados, excelência de serviços e atendimento integral.

Ainda de acordo com Stella Oliveira, entre os serviços de consultoria realizados estão a implantação de programas de autocontrole, desenvolvimento de novos produtos, elaboração de manual de boas práticas de fabricação, procedimento operacional padrão e adequação de lay out. “As empresas precisam fazer sistematicamente o controle de qualidade dos produtos para atender as normativas dos órgãos fiscalizadores e o LabSenai Alimentos trabalha aplicando programas de autocontrole para que as indústrias possam melhorar a condição higiênica e sanitária dos seus produtos”, explicou.

A médica detalha também que, durante a consultoria, todo o processo produtivo industrial que tem início com o recebimento de matéria-prima, passando pela manipulação, industrialização, armazenamento e chegando a expedição, é aplicado nos modernos instrumentos de gerenciamento voltados para a qualidade. “Nesse processo, o LabSenai Alimentos atua desde a chegada da matéria-prima até às instalações e equipamentos, com os colaboradores e na metodologia de produção para alcançar, assim, a qualidade higiênico-sanitária do produto final que visa a empresa”, disse.

Clientela

Entre as empresas do segmento de alimentos atendidas pelo LabSenai Alimentos estão o Frigorífico Mar & Terra, Frigorífico Boibras, Rede Big Beef, Apiário Flor Selvagem, Laticínios Imbaúba, Laticínio Buritama, Latícinio Santa Heleine, Casa de Carnes Mendes e Biocar Biodiesel. “É com grande satisfação que temos essas empresas como clientes, pois isso demonstra o reconhecimento delas pelo serviço prestado pelo Senai de Dourados. No entanto, também temos consciência de que elas estão conosco pelos investimentos realizados em estrutura e pessoal”, destacou o gerente da unidade, Gilberto Evídio.

Deixe seu Comentário

Leia Também