Menu
Buscarsábado, 13 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Dourados

Prefeito anuncia ação emergencial para recuperar estradas

18 março 2011 - 18h17Por Redação Douranews, com Assessoria

Durante reunião com produtores, Murilo Zauith pediu apoio da classe rural para uma força-tarefa nos trechos mais críticos

A Prefeitura de Dourados vai desencadear uma ação emergencial para recuperar as estradas vicinais do município. O trabalho será feito nos trechos mais críticos para garantir o escoamento do restante da safra que ainda falta ser colhido e assegurar o transporte de estudantes e o acesso dos moradores da zona rural.

A medida foi anunciada na tarde desta quinta-feira pelo prefeito Murilo Zauith durante reunião com produtores rurais douradenses. Também estavam presentes o deputado federal Geraldo Resende (PMDB), o deputado estadual Laerte Tetila (PT), os vereadores Gino Ferreira, Alberto Alves dos Santos, o Bebeto, Cemar Arnal, Idenor Machado, Walter Hora, Cido Medeiros e Pedro Pepa e o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli.

O prefeito abriu a reunião reafirmando o compromisso da prefeitura com a conservação das estradas e pontes, mas pediu o apoio dos produtores rurais. “Temos 1.850 km de estradas vicinais. Toda essa malha é de responsabilidade da prefeitura, mas precisamos do apoio de todos vocês”, afirmou Murilo. Segundo ele, os agricultores e pecuaristas podem colaborar disponibilizando caminhões e maquinário para ajudar na ação emergencial.

Murilo Zauith determinou ao secretário municipal de Obras, Jorge de Lúcia, que mobilize uma comissão envolvendo o Sindicato Rural para iniciar o trabalho emergencial nos próximos dias.

Uma nova reunião foi marcada para a próxima terça-feira, no Sindicato Rural, para definir a estratégia de trabalho. O secretário disse ao prefeito que o levantamento da situação das estradas está sendo concluído e será apresentado aos produtores rurais na próxima terça.

O prefeito informou aos produtores rurais que já procurou apoio do Exército para o trabalho de recuperação dos trechos mais críticos das estradas vicinais e nos próximos dias a corporação deve disponibilizar máquinas e mão-de-obra para ajudar a prefeitura na ação emergencial.

Na semana passada, Murilo foi recebido pelo comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general José Carlos Cardoso, e propôs uma parceria entre prefeitura e Exército na recuperação das estradas e pontes.

Segundo o prefeito, o general determinou ao departamento de engenharia da 4ª Brigada a realização de um levantamento para saber de que forma a corporação pode colaborar com o município. A parceria deve ser definida na semana que vem.

Plano para 2012

O prefeito anunciou aos produtores rurais que vai reequipar, até o final deste ano, o setor de máquinas da Secretaria Municipal de Obras e viabilizar recursos para a substituição de todas as pontes de madeira por estrutura de concreto.

“Vamos tomar todas as medidas necessárias para evitar que no ano que vem a gente tenha que se reunir novamente aqui para discutir ações emergenciais nas estradas. E para isso precisamos do apoio dos vereadores e dos deputados. Vamos reaparelhar nosso departamento de máquinas e fazer a manutenção preventiva das estradas”, anunciou o prefeito.

O deputado Geraldo Resende afirmou que vai mobilizar a bancada federal para apoiar o prefeito na busca de recursos federais para as obras e aquisição de maquinário.

Já o vereador Gino Ferreira destacou que o encontro entre o prefeito e os produtores rurais tratava-se de um avanço na busca de solução para os problemas das estradas. “Estamos aqui juntos discutindo uma parceria para resolver o problema e os produtores rurais têm condições de ajudar muito”, afirmou Gino.

Murilo Zauith encerrou a reunião afirmando aos produtores rurais que a prefeitura está de portas abertas. “A produção rural é o setor mais forte da nossa economia e precisa de investimentos. Vamos trabalhar para resolver esses problemas e garantir estradas conservadas tanto para o escoamento da produção quanto para o acesso dos moradores”, afirmou o prefeito.