A colheita da safra 2015/2016 da soja produzida em Mato Grosso do Sul deve superar as 7 milhões de toneladas do grão. Com problemas em estradas de todo o Estado em razão das chuvas, a saída encontrada pelo Governo do Estado será escoar até 30% da safra pela hidrovia Tietê-Paraná, reaberta quarta-feira (27).
A hidrovia ficou fechada por quase dois anos em razão da crise hídrica vivida pelo país. Com isso, a produção de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná e São Paulo que seguia pelo canal teve de voltar a ser transportada por rodovias. As atividades na hidrovia foram retomadas com a presença, inclusive, da vice-governadora Rose Modesto (PSDB).
Durante agenda pública, a governadora em exercício afirmou que ainda não há estudo financeiro sobre quanto da produção do Estado será escoada pela hidrovia, mas deu números parciais sobre a soja. Segundo ela, das 7 milhões de toneladas que devem ser colhidas nessa safra, de 20% a 30% serão transportadas pela Tietê-Paraná. “Esse canal aumenta nossa competitividade, gera economia e aumenta o desejo de pessoas investirem aqui”, disse.