Vander articulou encontro dos russos na Sudeco — Assessoria
O deputado federal Vander Loubet e a superintendente Rose Modesto receberam, nesta quinta-feira (20), na sede da Sudeco (a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), em Brasília, representantes do banco Sberbank e de grandes bancos nacionais, além de representantes das superintendências do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Amazônia (Sudam).
No encontro, articulado por Vander, o Sberbank, um dos maiores bancos comerciais da Rússia, apresentou propostas de investimento em sustentabilidade, tecnologia, desenvolvimento econômico e infraestrutura, entre outras áreas. O alinhamento dos fundos de financiamentos da Sudeco com os investimentos do Sberbank seria vantajoso para ambas as instituições, uma vez que estão sendo priorizadas a agricultura sustentável e a preservação ambiental.
"Esse banco russo tem um modelo muito parecido com o nosso BNDES. Estão buscando a expansão do seu trabalho em outros países e, por conta da relação com o Brasil, têm interesse em financiar projetos de desenvolvimento econômico. Essa parceria com a Sudeco com certeza vai ser muito positiva para o Centro-Oeste e, particularmente, para Mato Grosso do Sul, onde temos demanda por recursos para projetos sustentáveis", destacou o deputado pantaneiro.
O acordo entre a Sudeco e o Sberbank fortalece as relações entre Brasil e Rússia, que fazem parte do Brics, o banco internacional de cooperação econômica e desenvolvimento formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que vem ganhando cada vez mais notoriedade no cenário mundial.
Presentes também ao encontro, dirigentes de bancos nacionais como o Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil), o BRB (Banco de Brasília), BNB (Banco do Nordeste), Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal apresentaram propostas que demonstraram interesse em parcerias com a Sudeco e o próprio Sperbank para investimentos em expansão industrial e agropecuária.