A recuperação da economia em Mato Grosso do Sul tem relação direta com as ações de gestão do governador Reinaldo Azambuja. No conjunto das 27 unidades da federação, MS é o único que conseguiu atravessar o ano com pagamentos em dia. O equilíbrio fiscal possibilitou investimentos em áreas importantes e a concessão de incentivos fiscais para industrias e comércio.
Aliado a isso, em dezembro o Estado injetou quase R$ 1 bilhão na economia, com as folhas de pagamento de novembro, dezembro e o 13º salário. O resultado é o aumento da confiança do empresariado sul-mato-grossense, apontado por meio de levantamentos realizado por entidades da indústria e do comércio.
O Radar Industrial, elaborado pela Fiems (a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) e CNI (Confederação Nacional das Indústrias), revelam que o ICEI (o Índice de Confiança do Empresário Industrial) alcançou 55,2 pontos em novembro e 50,6 pontos em dezembro. Apesar do pequeno recuo, o número indica que para os próximos seis meses o empresário industrial segue acreditando que ocorrerão melhoras na economia brasileira, sul-mato-grossense e no desempenho da própria empresa.
O índice da intenção de investir do empresário industrial, na passagem de outubro para novembro de 2016, comparado com o mesmo mês do ano anterior, quando o índice marcava 37,1 pontos, reforça o resultado positivo em mais de três pontos percentuais. Por outro lado, neste ano a intenção saiu de 41,3 para 40,8 pontos.