Menu
Buscarquarta, 17 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Economia

Preços mundiais de alimentos atingem maior patamar desde 1990

03 março 2011 - 15h54Por Redação Douranews, com Agência Estado

Os preços mundiais dos alimentos atingiram o maior nível dos últimos 21 anos, segundo índice divulgado nesta quinta-feira pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Em fevereiro, o índice registrou o oitavo mês consecutivo de alta e chegou a 236 pontos, 2,2% acima do número de janeiro (231 pontos). Esse é o maior patamar desde o início da série histórica da entidade, em 1990.

Com exceção do açúcar, todos os produtos agrícolas monitorados pela entidade registraram aumento de preços.

Na avaliação da FAO, o cenário não deve melhorar no curto prazo. Pelo contrário, a expectativa é de forte redução dos estoques de cereais neste ano, já que a demanda deve continuar a crescer e a produção mundial de cereais foi menor em 2010.

As tensões no Oriente Médio e norte da África acrescentam preocupação ao cenário para preços de commodities agrícolas, na avaliação da entidade. "Picos inesperados no preço do petróleo podem agravar a situação já precária no mercado de alimentos", diz em nota David Hallam, Diretor de Comércio da FAO.

Crescem também os temores de que a alta histórica nos preços de alimentos resulte em novas revoltas, como as que ocorreram em 2008 – os conflitos e protestos contra a disparada das commodities agrícolas provocaram até a queda de governos.