O seminário foi coordenado pela professora Drª Eugenia Portela de Siqueira Marques, da Faculdade de Educação, e teve como objetivo debater a importância do exercício da cidadania no Estado democrático de Direito e a implementação de políticas públicas de diversidade.
O evento contou com a participação da OAB, na pessoa do presidente, o advogado César Augusto Rasslan Câmara que ministrou palestra sobre a evolução histórica da democracia e as conquistas da sociedade brasileira com Constituição Cidadã de 1988, ressaltando a importância dos cidadãos conhecerem e exigirem que seus direitos sejam respeitados.
A professora Eugenia falou sobre a polissemia que envolve o discurso da diversidade na atualidade, apontando o desafio posto para uma sociedade de liberalismo globalizado conciliar a antinomia entre o direito universal à igualdade e o respeito às diferenças culturais.
Os palestrantes elogiaram a postura dos alunos pelo interesse em participar de eventos dessa natureza que certamente contribuirão para o processo de formação acadêmica e pessoal