Nesta semana, acontecem na Unigran as aulas inaugurais de dois cursos de pós-graduação presencial. Em Engenharia de Segurança do Trabalho, amanhã (13), às 19h30, a palestra será proferida pela engenheira Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite, presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho. No sábado (14), às 8 horas, será realizada a aula de Georreferenciamento em Imóveis Rurais e Urbanos, ministrada pelo engenheiro Vanderlei Artur Bier, especialista na área de Engenharia Agrícola no Paraná. As duas aulas acontecem no anfiteatro do bloco I da Instituição.
Os dois cursos, além de serem especializações, possibilitam a habilitação para quem deseja trabalhar na área. “Os profissionais, ao terminarem essa especialização, receberão acréscimos de atribuições concedidas pela Resolução n° 218 do CONFEA no âmbito de suas especialidades iniciais”, explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unigran, Adriana Mary Mestriner.
Segundo Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, “hoje as empresas mantém uma política de Segurança do Trabalho cada vez mais atuante. O acidente do trabalho muitas vezes interrompe e muda de rumo a vida de um trabalhador superavitário para um trabalhador deficitário, aumentando assim, a fileira dos que dependem da Previdência Social e encarecem o custo de vida. Cabe a empresa fazer segurança do trabalho e fornecer postos de trabalho seguros”.
Vanderlei Artur Bier, especialista na área de Engenharia Agrícola, explica que o Georreferenciamento implica na “descrição do imóvel em seus limites e confrontações, informado suas características referenciadas ao sistema geodésico brasileiro, com precisão fixada pelo Incra”. Segundo ele, os proprietários de imóveis que desejam regularizar, alterar ou implantar projetos que envolvem a área, “deverão ser atendidos por profissionais habilitados pelo Incra e pelo CREA na área de Georreferenciamento”.
Com isso, o mercado de trabalho na área das engenharias é abrangente e está em expansão. Esta é a primeira vez que estes cursos são oferecidos no interior do estado. “Podemos considerar como um marco a ser destacado. Há algum tempo os interessados em obter essa atribuição profissional tinham que se deslocar para a capital ou para outros estados em busca dessa qualificação profissional”, conta Adriana Mestriner.