As inscrições para o ano letivo de 2013 nos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) em Dourados estarão abertas a partir de segunda-feira (3) na Secretaria municipal de Educação, localizada na rua Dr. Nelson de Araújo, 823, entre a Major Capilé e Oliveira Marques, no centro da cidade. O prazo vai até o dia 14 de dezembro, informa a assessoria de comunicação do Município.
A lista com a classificação e destinação das vagas será divulgada de 28 a 31 de janeiro nos Ceims e na Secretaria de Educação. Os pais que conseguirem vaga para o filho terão de efetivar a matrícula no período de 4 a 8 de fevereiro. As aulas começam no dia 6 de fevereiro. Em caso de matrícula não efetivada, a vaga vai para o próximo da lista.
O processo de seleção dá prioridade às crianças mais necessitadas, tendo como base a renda familiar. Nesse sentido, o Departamento de Educação Infantil alerta a população para não “montar acampamento” em frente ao local de inscrição, já que a definição das vagas não será por ordem de chegada.
A Secretaria de Educação informou que o horário de atendimento para as inscrições será de 7h30 às 17 horas, sem intervalo. A medida deve dinamizar o atendimento. Além disso, o cadastro neste ano vai ser feito direto no sistema, evitando que os pais deixem os documentos na Secretaria, como ocorria anteriormente.
Para fazer a inscrição, os pais ou responsáveis devem levar cópias de Certidão de Nascimento da criança, Cartão de Vacinação, comprovante de residência, recibo de aluguel ou prestação da casa própria, comprovante de renda, RG da mãe e, caso seja doador, cópia do comprovante de doação de sangue de pelo menos três no ano. Por lei, a doação de sangue é critério de desempate, independente da renda, para destinação da vaga.
O prazo para a rematrícula dos alunos dos Ceims encerrou domingo (25) e agora o Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação está realizando a contabilização das vagas que serão destinadas para os novos alunos.
Demanda
Entre os Ceims municipais e as empresas e entidades conveniadas, a Prefeitura de Dourados mantém neste ano o atendimento a pelo menos 3.900 crianças de até 4 anos e 11 meses de idade. Entretanto, pelo menos 700 crianças inscritas para os Ceims ficaram sem atendimento. A meta é diminuir esse número em 2013.
Ações adotadas pela Prefeitura, como reforma e ampliação de Centros de Educação Infantil vão ajudar a reduzir a demanda de crianças por vagas. Segundo o Departamento de Educação Infantil, as vagas ainda estão sendo contabilizadas, mas com um novo Ceim e as ampliações de outras unidades a oferta será ampliada.
Além do novo Ceim do Jardim Guaicurus, as unidades Maria de Nazaré no Jardim Flórida I, Raio de Sol no Parque das Nações I e Manoel Nolasco no João Paulo II retomam as atividades após serem totalmente reformadas e ampliadas. Alguns receberam até quatro novas salas.
Além do retorno das unidades que estavam em reforma e a ativação do novo Ceim, a Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Educação trabalha para manter os convênios com as unidades que acolheram as crianças durante o período de reformas. Essa também é uma maneira de aumentar o número de vagas, criando extensões dos Ceims.
O ano letivo 2012 termina no dia 17 de dezembro em todas as unidades mantidas pela Prefeitura. A data não é a mesma para os Ceims conveniados. Cada um tem uma regra para encerramento do ano.