Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Educação

‘Herança maldita’: projeto de nova escola substitui prédio de 35 anos

13 de agosto 2013 - 20h49 Por Redação Douranews
‘Herança maldita’: projeto de nova escola substitui prédio de 35 anos

Os secretários Gerson Schaustz (Planejamento) e Marinisa Mizoguchi (Educação) foram destacados nesta terça-feira (13) pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) para solucionar mais um dos problemas herdados pela atual administração e que foram deixados sem solução pelos gestores anteriores.

Durante encontro com dirigentes da APM (Associação de Pais e Mestres), professores, coordenadores e a direção da Escola Municipal Frei Eucário Schmidt, os enviados oficiais apresentaram o projeto da nova escola que já está cadastrado no Ministério da Educação.  

projeto escola

Comunidade escolar conhece projeto apresentado por emissários do prefeito

Além dos representes da escola localizada no Jardim dos Estados e dos pais de alunos, a reunião contou com a participação dos vereadores Pedro Pepa e Sérgio Nogueira. Na oportunidade todas as dúvidas em relação ao projeto foram esclarecidas e por determinação do prefeito um grupo formado por integrantes da Prefeitura e da escola vai a Brasília para pleitear a liberação dos recursos.

Desde o início desta administração, o prefeito Murilo vem trabalhando para conseguir os recursos necessários para a construção de um novo prédio para a Escola Frei Eucário, que há vários anos está com a estrutura totalmente comprometida. Inaugurada em 1979, na gestão do então prefeito José Elias Moreira, a escola está há quase 35 anos sem receber os cuidados com a manutenção.

placa

Placa indica data de inauguração do prédio da escola: março de 1979

Paralelo ao projeto de construção de uma nova escola, a Secretaria de Educação vai providenciar a agilização dos reparos já iniciados no prédio atual, para garantir a segurança dos quase 500 alunos e servidores que trabalham no espaço. A poda das seringueiras, cuja ramificação das raízes seria um dos maiores responsáveis pelos danos causados na estrutura, foi uma das primeiras ações. Com recursos próprios, a Prefeitura também vai restaurar as áreas física, elétrica e hidráulica do prédio.

Primeira vez

A presidente da APM da escola, Sirlene Ribeiro Lopes, considerou a reunião de extrema importância, principalmente pelo caráter esclarecedor. “Como presidente da Associação de Pais e Mestres, tivemos hoje um grande avanço e o encontro soou de forma bastante positiva” relatou a moradora. “Como mãe, posso dizer que essa reunião acalmou meu coração”.

Sirlene destacou ainda o fato de poder participar diretamente do processo de construção da nova escola. “Acredito que seja a primeira vez na história de Dourados que um prefeito manda convidar alguém da comunidade para acompanhar sua equipe em Brasília, na busca de recursos e isso reforça que temos uma proposta absolutamente concreta”, acrescentou.

O diretor da escola, Inácio Cabreira Dias, afirmou que “agora tudo ficou muito claro, tanto para nós da escola quanto para os pais e alunos”. Ele ressaltou que a proposta agrada a todos, principalmente porque o prédio atual não será demolido enquanto a nova escola não entrar em funcionamento.