Após a sessão ordinária da Assembleia Legislativa, os mais de três mil trabalhadores em educação de todo o Mato Grosso do Sul, que vieram a Campo Grande acompanhar a votação do Projeto de Lei nº 48/2015, que alteraria o PL nº 3244/2006, que trata sobre as eleições de diretores na Rede Estadual de Ensino, participaram de uma grande Assembleia Geral da Federação, na parte externa da Casa de Leis e votaram a favor de um indicativo de greve a partir da semana que vêm, dia 21 de maio.
De acordo com o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, não deu tempo nem de comemorar a vitória da categoria referente a retirada do Projeto de Lei da Assembleia Legislativa, por parte do Governo, sobre alteração nas eleições de diretores, pois a luta continua. "Hoje tivemos mais uma vitória na nossa caminhada, o Governo retrocedeu e retirou o projeto de retrocessos nas eleições da pauta de votação da Assembleia, porém ainda temos pontos de debate em aberto e com o prazo que se esgota na sexta-feira (15), por isso a luta continua e caso não haja avanços haverá greve", disse.
Para a vice-presidenta da Federação, Sueli Veiga Melo, o momento é de negociação, mobilização e união. "Estamos em processo de mobilização que forçou o Governo a nos atender e sinalizar uma possível negociação. Esperamos avanços, caso contrário, estamos prontos para paralisar a Rede Estadual de Ensino por tempo indeterminado", ressalta.
Segundo o secretário de finanças da Fetems, Jaime Teixeira, os números mostram que este ano MS terá cerca 1 bilhão e 900 milhões de reais que devem ser investidos na educação pública. "Estamos de olho para que este montante seja de fato investido na área da educação e que a legislação vigente de valorização seja cumprida, pois se isso não acontecer o que nos resta é seguirmos mobilizados para se fazer cumprir os nossos direitos", conclui.
Na Assembleia Geral, a categoria aprovou o indicativo de greve caso o Governo do Estado não avance nas negociações. Nesta sexta-feira (15), às 10 horas, já está agendada uma reunião entre a comissão de negociação da Federação e o governador, na sede da Governadoria. Na terça-feira (19), já está agendada uma outra Assembleia Geral da Fetems para a categoria definir se paralisará por tempo indeterminado as atividades da Rede Estadual de Ensino.