A greve geral por tempo indeterminado convocada pela Fetems (Federação de professores do Estado) para pressionar o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) a rever a política salarial, mediante o cumprimento de acordos firmados com a categoria no governo passado, começa parcial em Dourados.
Em pelo menos duas escolas, a categoria está dividida. Na escola Abigail Borralho, por exemplo, da avenida Marcelino Pires, o Douranews apurou que os alunos estão em sala de aula e parte dos administrativos aderiu ao manifesto. Assembleia no período da tarde deverá definir se o restante adere ou não.
Já na escola Daniel Berg, os professores não compareceram para dar aulas e recomendaram aos alunos que ficassem em casa. A secretária escolar Kátia Dias disse que a participação na assembleia do período da tarde poderá reverter essa situação, e a categoria ainda pode decidir voltar às aulas.
A Fetems orientou a paralisação, conforme decisão de assembleias municipais da assembleia estadual realizada sexta-feira (22) para que sejam cumpridos os itens da Lei Estadual 4.464, de 19 de dezembro de 2013, que instituiu a legislação que prevê a implantação, em quatro anos, do piso salarial do professor por 20 horas em Mato Grosso do Sul, como prevê o Plano Nacional de Educação.