Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
Educação

Fetems reforça convite para mobilização de sexta-feira

09 de junho 2016 - 08h26 Por Redação Douranews
Fetems reforça convite para mobilização de sexta-feira Presidente da Fetems, Roberto Botareli, convoca categoria para mobilização — Foto: Divulgação/Assessoria

A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) confirmou para esta sexta-feira (10) a paralisação das atividades no Estado. Além de parar, a entidade convoca os educadores a irem pra rua, “em defesa dos nossos direitos”. Em Campo Grande, haverá mobilização a partir das 9 horas, na Praça do Rádio Clube.

A mobilização nacional, segundo a Fetems, foi aprovada por cerca de 450 trabalhadores em educação de todo o Mato Grosso do Sul, delegados dos 73 sindicatos filiados à Federação, em Assembleia Geral da categoria, realizada quarta-feira (1) passada.

A pauta da paralisação e mobilização prevê os seguintes itens: Em defesa da democracia, Contra o fim do piso salarial e da hora-atividade, Contra a reforma da previdência e o fim da aposentadoria especial dos professores, Contra a privatização das escolas públicas, através das Organizações Sociais e da militarização, Contra a retirada da obrigatoriedade dos recursos da Educação Pública (18% da União e 25% dos Estados e Municípios) da Constituição Federal, Contra a alteração do regime de partilha na exploração do Pré-sal que destinaria recursos para a educação e saúde e, também, contra a entrega das riquezas naturais, como o petróleo, para o capital estrangeiro.

Por fim, como questão específica, será promovido manifesto contra a Lei da Mordaça que está sendo debatida em todo o território nacional e está em processo de votação na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande com o intuito de proibir e mandar para a cadeia os professores que debaterem em sala de aula questões de religião, sexualidade (conscientização, igualdade de gênero, violência contra a mulher, homofobia e etc...) e política.