Comunidade pode votar apenas pelo sistema online — Douranews
Mais de 12 mil eleitores, entre estudantes e servidores, estão aptos a votar nesta quarta-feira, 6, nas eleições para os cargos de reitor e diretor-geral dos campi do IFMS, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. A votação teve início às 8 horas e permanecerá aberta até às 20 horas.
Pela primeira vez, a instituição utiliza um sistema on-line nas eleições. A comunidade pode votar de qualquer lugar, sem ter que ir a uma unidade de votação.
O sistema utilizado é o Helios Voting, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA, (MIT, na sigla em inglês), com criptografia que garante privacidade e segurança aos eleitores, e que possibilita inclusive o processo de auditoria pelo público.
Três candidaturas disputam o cargo de reitor e 21 concorrem para diretor-geral nos dez campis distribuídos pelo Estado. Concorrem a atual reitora, Elaine Cassiano, o diretor do campi de Dourasdos, Carlos Vinícius e o professor Guilherme Tommaselli.
Podem votar todos os servidores do quadro de pessoal ativo permanente da instituição e estudantes do IFMS matriculados nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, presencial ou a distância. O resultado deve sair após as 21 horas.