Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
26°C
RÁDIO UFGD

Reitor assina acordo de cooperação em Brasília

Processo começou com a criação da nova Universidade

20 de outubro 2023 - 09h53 Por Assessoria
Reitor assina acordo de cooperação em Brasília Jones assina adesão à Rede Pública de Comunicação — Rose Pinheiro/UFMS

Com a perspectiva de implementação da Rádio Educativa UFGD nos próximos anos, o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados, Jones Dari Goettert, assinou, na terça-feira (17), no Palácio do Planalto, em Brasília, o acordo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para fazer parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). 
 
Dessa forma, a UFGD firma o compromisso de, assim que estiver com sua estrutura de radiofusão em funcionamento, transmitir conteúdos locais e retransmitir a programação das emissoras públicas da EBC (TV Brasil, Rádio Nacional e Rádio MEC), que já contam com todos os recursos de acessibilidade, obrigatórios por lei. Em contrapartida, a EBC vai auxiliar a emissora universitária com tramitação processual, suporte técnico e capacitação, além de proporcionar maior visibilidade aos conteúdos regionais, por meio da exibição nacional.
 
A cerimônia de assinatura envolveu 31 universidades federais que irão operar 72 novas emissoras de rádio e TV. O evento marcou tanto a ampliação da comunicação universitária, que possui aproximadamente 50 estações no Brasil, quanto a expansão da RNCP, que conta com 109 emissoras de rádio e de TV no país. Em breve, outras 13 universidades federais deverão assinar acordos similares com a EBC, com a intenção de operar 28 estações em parceria. Considerando as 100 novas estações em potencial, será possível quase triplicar o número de emissoras administradas por universidades federais — bem como, mais que dobrar a rede pública de rádio e, ainda, aumentar significativamente a de televisão.
 
Desde abril deste ano, quando a UFGD recebeu a outorga de permissão para execução do projeto da rádio, a instituição deu andamento aos procedimentos para concretização desse sonho, que é alimentado há 18 anos. A assinatura do acordo foi um passo muito importante, criando parcerias fundamentais. A previsão é de elaborar com a EBC, nos próximos meses, o projeto de engenharia e a viabilização dos equipamentos e de pessoal para, então, colocadas as condições, especialmente de orçamento, ser dado efetivo início à Rádio Educativa UFGD.
 
Para o reitor Jones Dari Goettert, a rádio irá possibilitar uma nova relação da UFGD com a sociedade da região. “Estaremos mais presentes na comunidade como canal de comunicação recíproca, ou seja, poderemos transmitir o que fazemos na instituição para termos cada vez mais proximidade e nos colocar em posição de escuta das demandas, problemas e situações dos moradores da nossa região. Será uma relação recíproca de construção de saberes e conhecimentos”, deseja o reitor.
 
A cerimônia de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Sobreira Santana, do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Roberto Severo Pimenta, do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do então diretor-presidente da EBC, Hélio Marcos Prates Doyle, e da presidente da Andifes, Márcia Abrahão Moura.
 
Em seus discursos, as autoridades destacaram o papel das universidades federais na produção de informações com credibilidade e qualidade e na oferta de conteúdos educativos, culturais e científicos, contribuindo para a diversidade e a pluralidade da programação e para o combate das chamadas fake news. 
 
Seminário

A agenda do reitor da UFGD em Brasília ainda incluiu a participação no “Seminário Nacional para Fortalecimento das IFES e de Boas Práticas de Incentivo à Permanência e Integração Acadêmica 2023”, realizado pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que aconteceu nos dias 17 e 18 na sede da entidade. O professor Jones foi o moderador, na manhã de quarta-feira, da mesa 2 do evento, que versou sobre “Projetos e Ações de fortalecimento das IFES e Incentivo à Permanência e Integração Acadêmica”.