Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Empresas

Comércio volta a discutir proposta de horário livre terça-feira

11 de abril 2014 - 18h21 Por Redação Douranews
Comércio volta a discutir proposta de horário livre terça-feira

Lideranças empresariais de Dourados e empresários de todos os setores estarão reunidos terça-feira (15), às 8h30, na sede do Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Dourados) para discutir a livre abertura do comércio aos domingos e feriados. O Sindicom fica na avenida Marcelino Pires, 2101, 1º andar, no centro da cidade.

Promovem a reunião, juntamente com os diretores do Sindicom, os dirigentes da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). A proposta é debater a importância da aprovação do projeto de lei para a modernização da cidade e criação de condições para poder concorrer com o comércio do Paraguai.

Para o presidente da CDL, Cândido Gimenez, a livre abertura do comércio aos domingos e feriados é um avanço muito grande para a cidade de Dourados, vai gerar mais empregos e renda e ainda minimizar os efeitos da concorrência com o Paraguai.

Dirigentes classistas e empresariais já se reuniram com o prefeito Murilo Zauith (PSB). Eles pediram ao prefeito a alteração na lei que regulamenta a abertura do comércio, permitindo o funcionamento aos domingos e feriados.

Dourados é um pólo regional de 38 municípios. Com a abertura das lojas aos sábados o dia todo e aos domingos, muitas famílias da região podem vir para Dourados fazer compras e passear, pernoitando na cidade, freqüentando restaurantes e se divertindo, como fazem quando vão ao Paraguai, argumentam.

Uma audiência sobre o assunto deve ser realizada pela Câmara de Vereadores. A proposta dos empresários é que a ampliação da jornada de trabalho não sobrecarregue os funcionários das empresas. Quem quiser abrir aos domingos, por exemplo, terá de contratar mais colaboradores, gerando mais emprego e renda para a cidade.

Na prática, atualmente, funciona o horário livre para os estabelecimentos situados no espaço do shopping Avenida Center e para os supermercados. Os demais lojistas estão condicionados ao Acordo Coletivo de Trabalho que fixa alguns dias especiais de fechamento e permite a abertura, por exemplo, em datas proibidas por legislação municipal, como o feriado do aniversário da cidade, dia 20 de dezembro.

Leia Também