Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Empresas

Dourados e MS ainda tem o que comemorar no dia do comerciante

15 de julho 2015 - 17h25 Por Redação Douranews
Dourados e MS ainda tem o que comemorar no dia do comerciante

O Brasil comemora nesta quinta-feira (16) o Dia do Comerciante. Principal atividade econômica da região ao lado da agricultura, pecuária e indústria, o comércio é hoje a maior fonte arrecadadora dos cofres públicos e responsável pelo maior volume na geração de empregos no país. Nesta data, a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) destaca os números favoráveis da economia no município, apesar da crise nacional e da ‘onda de pessimismo’ pelo Brasil.

O presidente Antônio Nogueira afirma que, apesar da situação desfavorável na economia brasileira, o município de Dourados ainda está crescendo e não foi diretamente atingido pela crise. Números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) demonstram que a economia de Dourados cresceu 13% em 2014. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, ainda segundo a pesquisa, Mato Grosso do Sul apresentou um crescimento de 2,7%.

“As pesquisas indicam que Dourados e o Estado continuam crescendo e com a economia estável em um período de recessão no país. Isto demonstra que devemos enfrentar a situação com o que temos e buscar novas alternativas para fazer circular o dinheiro e manter a economia aquecida”, destaca o presidente, ao estimular a realização de promoções e renovação dos estoques para atrair o consumidor.

O comércio é responsável por quase 70% da arrecadação do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) e o setor que mais gera empregos no país. “Apesar disso, nem sempre o governo está atento ao fator arrecadador e pouco tem contribuído para o crescimento do segmento comercial”, acrescenta o presidente da Aced. O comércio representa, hoje, em torno de 50% do PIB (Produto Interno Bruto) do País.

De acordo com números da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul referentes ao mês de abril, Dourados conta com 15.701 empresas constituídas. No Estado, são 186,7 mil empresas incluindo os MEIs (micro empreendedores individuais). Somente nos primeiros cinco meses deste ano, foram 2.613 novas empresas constituídas no MS.

Trabalho e organização

Para quem já atua no setor, a principal receita para o sucesso é basicamente a força do trabalho e organização. O empresário Marcos Rodolphu Schwederke, cuja empresa familiar atua há 25 anos no mercado, diz que é preciso acreditar no trabalho, sempre com os pés no chão e controle de todos os setores do empreendimento. “Organização é fundamental para perseverar. O comércio é um ótimo setor para trabalhar, mas os desafios são diários e é preciso ter consciência de que o crescimento vem aos poucos e o retorno não é rápido”, afirma.

Há mais de duas décadas no setor de vestuário, calçados e agora acessórios, a família investiu no empreendimento ao longo dos anos e tem mais planos de expansão. Para Marcos, começar um negócio hoje é mais difícil do que há 25 anos, quando Dourados era menos desenvolvida e a concorrência muito menor. “Quem atua no comércio precisa buscar um diferencial no atendimento e isto inclui produto de qualidade, preço competitivo, um ambiente agradável e a oferta constante do produto diretamente ao consumidor. Quem quer se manter no mercado precisa atender ao cliente de maneira única”, acrescenta.

Leia Também