Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Entretenimento

Após 62 anos, jornal consolida posição de pioneiro no Estado

21 de abril 2012 - 11h34 Por Redação Douranews
Após 62 anos, jornal consolida posição de pioneiro no Estado

Há 62 anos, a história de Dourados e região é retratada nas páginas do jornal “O Progresso”,  pioneiro em Mato Grosso do Sul. Fundado por Weimar Gonçalves Torres, em 1951, o patrimônio da família Amaral Torres é administrado por Adiles do Amaral Torres, viúva do fundador que sucedeu ao pai, Vlademiro Mülller do Amaral. O jornal foi fundado no dia 21 de abril e hoje ingressa no 62º. Aniversário de circulação. Weimar Torres foi eleito deputado federal na década de 60 e, no exercício do mandato, morreu vítima de acidente aéreo no interior do Paraná.

Adiles Torres está à frente da empresa desde o final de 1982, quando o pai ficou doente. Ela lembra dos desafios de se fazer jornal nos anos 50. “O Weimar e o Nauristides Brandão [empresário que possuía uma pequena gráfica na área central da cidade] passavam madrugada afora para escrever e imprimir o jornal. Eles contavam com a ajuda de mais um funcionário. Era tudo muito difícil, porque a composição das chapas rotativas eram formadas letra por letra; mas Weimar adorava o que fazia”, recorda.

O jornal nasceu do sonho do advogado José dos Passos Rangel Torres, em 1920, em Ponta Porã, e renasceu com o filho Weimar, em 1951 já em Dourados. Adiles lembra que no decorrer dos anos, várias foram as propostas para que ela vendesse a empresa, mas recusou, em respeito ao legado de Weimar. Com informações da redação do jornal.