Acadêmicos tentam 'arrancar' spoiler de nova novela — Divulgação
Acadêmicos da Unigran participaram, recentemente, de palestra ‘O Mundo das Novelas’, ministrada pelo diretor João Paulo Jabur e o produtor Maurício Quaresma, da próxima das nove da Globo, ‘Terra e Paixão’, que está sendo rodada com tomadas na região de Dourados. Para entender mais sobre os bastidores das telenovelas, eles abordaram os convidados sobre suas trajetórias, a teledramaturgia, curiosidades e spoilers da futura produção global.
A palestra foi dividida entre os dois convidados, sendo que o diretor estava presencialmente na Instituição, enquanto o produtor participou de maneira remota. João Paulo falou sobre suas experiências e, principalmente, sobre o trabalho realizado em Dourados. Os participantes assistiram um vídeo que foi feito nas propriedades rurais do município e conheceram um pouco sobre a infraestrutura técnica, como é dividida a equipe e a estrutura de como é feito o trabalho.
João Paulo ainda relatou as dificuldades e benefícios de realizar superproduções fora do eixo Rio-São Paulo. “Sair um pouco do eixo que a gente está habituado a ver na televisão, é bom por uma questão multicultural, pra darmos um colorido diferente para as pessoas que estão acostumadas a ver muito imagens do Rio e de São Paulo e verem outros lugares do Brasil. Sem dúvida nenhuma exige um esforço de produção grande, porque fazer uma novela envolve muitas pessoas, então tivemos que pensar bem como seria essa infraestrutura aqui em Dourados, mas foi tudo muito bem”, revelou.
Eles relataram que ficaram 40 dias no município, porém esta foi a terceira vez que vieram a Dourados. Desde setembro a equipe da novela vem para Mato Grosso do Sul para “explorar” possíveis cenários e buscar informações sobre a cultura e locações.
A produção da novela mexeu com a rotina da população douradense, mas o diretor garantiu que foram muito bem recebidos. “As pessoas nos acolheram muito bem, sentimos o carinho nas ruas, das pessoas que ajudaram e trabalharam também, porque algumas pessoas daqui trabalharam na novela e foi uma relação muito bacana”, afirmou o diretor.
Por fim, João Paulo agradeceu o convite de poder voltar para falar com acadêmicos. “Para mim é um prazer falar em universidades. Acho que a universidade tem este papel de levantar conversas, discussões sobre temas importantes para a sociedade e, sem dúvida nenhuma, o audiovisual é um desses temas. Então, eu fico muito feliz. Eu sou formado em Comunicação Social, tenho pós-graduação, mas estou há muito tempo distante da academia e, para mim, é um prazer voltar e poder trocar conhecimento”, finalizou.