O prazo para pagamento à vista do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2012 ou da primeira parcela para quem optou em pagar de forma parcelada vence na sexta-feira (10) em Dourados. Até dia 5 deste mês, 15% dos 59.588 carnês distribuídos pela Prefeitura já tinham sido pagos antecipadamente. Isso quer dizer que 9.219 imóveis já tiveram o débito quitado este ano, informa a assessoria de comunicação do Município.
De acordo com levantamentos da CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), muitas pessoas estão pagando antecipadamente para aproveitar os descontos e ganhar o direito de participar do sorteio de prêmios. O contribuinte que não tem nenhum débito com a Prefeitura e pagar à vista tem descontos de 20%. Os contribuintes que estão em débito com o município, mas mantêm parcelamento em dia, têm 15% de desconto se pagar até dia 10. Quem está em débito e quer pagar à vista o imposto deste ano até a data de vencimento tem 10% de desconto.
Atualmente a Central de Atendimento ao Cidadão está atendendo uma média de 700 pessoas por dia. Até sexta-feira esse movimento deve crescer ainda mais devido à proximidade do encerramento do prazo. Para atender a grande demanda, a Central ao funciona até sexta-feira das 7 às 19 horas, sem intervalo para almoço.
Caixa eletrônico
A Prefeitura de Dourados informa ainda aos contribuintes que para pagar o IPTU 2012 no caixa eletrônico é preciso selecionar a opção “boleto de cobrança”. Se o contribuinte selecionar “IPTU” ou “outros tributos” o sistema não faz a leitura do boleto.
De acordo com o secretário municipal de Finanças, Walter Carneiro Júnior, o pagamento pode ser feito em todas as instituições bancárias, mas para efetuar o recolhimento no caixa eletrônico o contribuinte precisa adotar esse cuidado. “Como a Prefeitura não tem convênio com todos os bancos para recolhimento do IPTU, é preciso escolher a opção ‘boletos de cobrança’ para que o pagamento seja efetuado no caixa eletrônico”, informou.
Mais informações sobre o IPTU 2012 podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cidadão, na avenida Presidente Vargas, 425, ao lado da Praça Antônio João, ou pelos telefones 67 3410-5600 e 3410-5601.