O município de Dourados é o segundo do Brasil em crescimento do emprego bom (aquele com salários acima de sete mínimos, equivalente a R$ 5 mil mensais ou mais). É o que aponta a reportagem de capa da revista Veja desta semana, que circula deste a tarde deste domingo (23) em Dourados.
A reportagem “Sorria: Bons empregos à frente”, em que Veja aponta o “ranking das 10 cidades brasileiras que mais oferecem vagas com salário de 5.000 reais por mês – ou mais” mostra “onde estão os bons salários” no Brasil, elaborado a partir dos registros do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e emprego com base no ano de 2013.
O ranking, segundo a revista, aponta “as cidades que fogem à regra da escassez de empregos bem remunerados”.
Para elaborar esse trabalho, além do bom desempenho em 2013, a revista considera a perspectiva de o município manter o ritmo de contratação em 2014. Veja aponta Dourados como polo de educação e saúde de 30 municípios sul-mato-grossenses onde vivem mais de 1 milhão de habitantes.
A reportagem cita a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) com 28 cursos em 2013 e abertura de mais sete em 2014 com contratação de pelo menos mais 45 professores. Cita ainda a abertura dos cursos de engenharia civil, engenharia mecânica e engenharia de computação, todas voltadas para atender a demanda das 16 usinas de açúcar, etanol e energia da região.
Veja aponta o setor sucroenergético como o que cria oportunidades no setor de serviços, como restaurantes, centros de estética, escolas, academias de ginástica e hospitais. Cita o exemplo do Hospital do Coração que há 10 anos empregava 40 pessoas e hoje 250. O hospital vai criar mais 150 empregos nos próximos dois anos.

Reportagem mostra abertura de novos empregos em mercado crescente
A reportagem cita, ainda, o exemplo do médico cardiologista Matheus Andreata, de 29 anos, que trocou São Paulo por Dourados com a mulher em busca de mais tranquilidade. “Em São Paulo os médicos recém-formados pegam os horários que sobram, têm poucas consultas e a perspectiva financeira também é pior”, disse Andreatta à revista.
A equipe da revista Veja esteve em Dourados entre os dias 15 e 17 de janeiro. O prefeito Murilo Zauith (PSB) recebeu a repórter Nathalia Watkins em seu gabinete e falou das perspectivas de crescimento de Dourados. Os números levantados pela revista confirmam o que o prefeito tem dito sobre o crescimento do município. Ele enfatiza sempre que Dourados é a cidade que mais cresce no Estado.
No estudo da revista aparecem duas cidades de Mato Grosso do Sul entre as dez com mais oportunidades. Três Lagoas ocupa o terceiro lugar no ranking, atrás de Dourados.
“Isso confirma que Mato Grosso do Sul é a bola da vez no Brasil e Dourados é a bola da vez no Mato Grosso do Sul e no Centro Oeste”, afirma o prefeito Murilo. Dourados retomou o crescimento da economia a partir do “Projeto Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região”, do programa “Qualifica Dourados” e de outros programas de geração de emprego criados por Murilo assim que assumiu a Prefeitura em 2011.
Os dez mais
Veja quem são os dez municípios mais atraentes na pesquisa do bom emprego realizada pela revista Veja:
1º - Itabira (MG)
2º - Dourados (MS)
3º - Três Lagoas (MS)
4º - Saquarema (RJ)
5º - Ipojuca (PE)
6º - Maragogipe (BA)
7º - Altamira (PA)
8º - Indaiatuba (SP)
9º - Vila Velha (ES)
10º - São José do Norte (RS)