O Procon iniciou, a partir desta segunda-feira (16), uma série de atividades para lembrar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado neste domingo (15), cuja programação vai até quinta-feira (19) na área de educação para o consumo consciente, além da prestação de serviços à população e a divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas.
O objetivo, além de marcar a data, é fornecer informações e, dessa forma, conscientizar as pessoas sobre direitos e incentivar a prática do Código de Defesa do Consumidor, por entender que iniciativas como esta contribuem, de forma eficaz e abrangente, para uma educação do consumo.
A programação começou no fim de semana em ação social na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na região do Jóquei Clube. Nesta segunda, conforme divulgou o Procon, a programação foi realizada na Escola Estadual Getulio Vargas, do distrito de Vila Vargas. E prossegue nesta terça (17), com o programa “Fiscalização em face da Lei da Fila do Banco”.
Com essa ação, fiscais vão avaliar o atendimento na rede bancária da cidade, em especial, será verificado o tempo de espera dos clientes para o atendimento nos caixas. O tempo de espera é de 15 minutos em dias normais, 20 minutos dias anteriores e posteriores aos finais de semanas, e de 30 minutos nos dias que antecedem e posteriores aos feriados, conforme legislação municipal.
Na quarta-feira (18), o Procon realiza “Blitz Educativa” na Praça Antônio João, das 9 às 16 horas e nos dias 19 e 20 sedia, em Dourados, o Encontro de Procons (reunindo representantes das cidades vizinhas, onde funcionam organismos de defesa do consumidor), com a palestra sobre Consumo Consciente “Crise hidrológica e educar para sustentabilidade”, a ser realizado pela Sanesul e debate com o objetivo de reduzir os conflitos nas relações de consumo, bem como e também contribuir para que os consumidores possam vislumbrar o direito na esfera consumerista, e viabilizar a acessibilidade da população aos órgãos de proteção. Os encontros acontecerão na sala de eventos do hotel Alphonsus, na avenida Presidente Vargas, esquina com Weimar Torres, a partir das 8 horas de quinta-feira.