Após 31 dias de greve, bancos reabrem atendimento ao público nesta sexta — Foto: Arquivo
Em assembleia realizada nesta quinta-feira (6), na sede do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS, a categoria aceitou a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e declarou o fim da greve nas 54 agências que estavam com trabalho paralisado na região.
Conforme o presidente do sindicato, Ronaldo Frreira Ramos, os banqueiros ofereceram o reajuste de 8% mais abono de R$ 3.500, que seria pago até 10 dias após assinatura da CCT (a Convenção Coletiva de Trabalho).
Também foram concedidos aumento de 15% no vale-alimentação e de 10% no vale-refeição e no auxílio creche-babá. Para 2017, a proposta prevê reajuste de reposição da inflação (pelo INPC) mais 1% de aumento real para os salários e em todas as demais verbas. A PLR (Participação no Lucro Real) será reajustada em 8% em 2016 e inflação mais 1% de aumento real em 2017.
A partir desta sexta-feira (7), as agências da base territorial de Dourados retornam ao trabalho normal, reabrindo o expediente ao público às 10 horas. Com relação aos dias parados, a Fenaban informou que os 31 dias de greve serão abonados. A greve completou 31 dias e foi considerada a maior da categoria nos últimos 10 anos.