O campeão mundial de Fórmula 1 em 2008 parecia uma figura apagada após o fim de semana passado, no Grande Prêmio do Japão em Suzuka, tentando entender para onde tinha ido o seu ritmo de corrida, enquanto seu companheiro de equipe, Jenson Button, comemorava a vitória.
Hamilton perdeu a pole position depois de não conseguir iniciar uma segunda volta rápida a tempo no treino classificatório, e teve um outro entrevero com o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, durante a corrida.
Até mesmo uma visita ao paddock vizinho da Red Bull para parabenizar o alemão Sebastian Vettel pelo segundo campeonato seguido terminou em fracasso, quando Hamilton não encontrou o piloto de 24 anos.
Hamilton poderia ter colocado a culpa de alguns de seus problemas em outras pessoas, mas em vez disso, ao conversar com repórteres britânicos com ar desanimado, ele foi duro consigo mesmo e também aparentemente sem uma explicação.
"Temos problemas muito maiores com que nos preocupar do que o campeonato", disse ele quando perguntado se doeu ver Vettel, mais de dois anos mais novo, ganhar seu segundo título.
Embora tenha concordado que seu carro foi "fantasticamente rápido", o piloto de 26 anos de idade disse que ele simplesmente "não rápido o suficiente".