O brasileiro Thomaz Bellucci passou por mais um tenista top 10 no Masters 1000 de Madri. Após eliminar o britânico Andy Murray, na maior vitória de sua carreira, o paulista voou alto novamente e bateu nesta sexta-feira o "xará" tcheco Tomas Berdych, 7º da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7-2) e 6/3, em 1h33min de jogo. Foi a primeira vez que Bellucci, atual 36º do mundo, chegou a uma semi de torneio Masters.
O primeiro set foi de muito equilíbrio e não teve quebras de saque até o tie break. Na hora da decisão, Bellucci brilhou, chegou a abrir 5 a 1 e apenas controlou a vantagem para fechar em 7/6, com 7 a 2 no tie break. O paulista vibrou muito, mostrando a confiança que ficou ausente durante as sucessivas derrotas que marcaram seu início de semestre.
Na segunda parcial, Bellucci vencia por 4/3 quando apareceu o primeiro break point do jogo. O pupilo de Larri Passos aproveitou e abriu 5/3, após bola fora de Berdych. Com tranquilidade, o paulista deixou o tcheco plantado na quadra, fechou o set em 6/3 e venceu a partida, colocando um tenista brasileiro em uma semifinal de torneio Masters da ATP pela primeira vez desde 2003, quando Gustavo Kuerten, o Guga, alcançou esta fase em Indian Wells (Estados Unidos).
Na próxima rodada, Bellucci tem páreo duríssimo no saibro da capital espanhola: ele pega o vencedor do confronto desta sexta entre o sérvio Novak Djokovic (nº2 do mundo) e o espanhol David Ferrer (6º). Caso vença, o brasileiro tem boas chances de encontrar o suíço Roger Federer ou o espanhol Rafael Nadal na decisão do torneio. Com a ida às semis, o tenista brasileiro deve subir bem no ranking da ATP - no último ranking divulgado, ele caiu cinco posições.
Além de esta ser a primeira vez que o brasileiro atinge a semifinal de um torneio da série Masters, também é a primeira ocasião em que ele vence dois tenistas do top 10 mundial em um mesmo torneio. Antes, ele havia vencido o espanhol Fernando Verdasco, então número 9 do mundo (atual 17º), no ATP 500 de Acapulco (México), em fevereiro. Bellucci tem dois títulos na carreira, ambos em torneios ATP 250: Gstaad (Suíça), em 2009, e Santiago (Chile), em 2010.