A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA poderá ser processada pela farmácia de manipulação acusada da contaminação dos suplementos usados por Cesar Cielo. Os responsáveis negam ter assumido o erro, conforme notícia veiculada pelo jornal “Folha de São Paulo”. Segundo a entidade, a empresa teria enviado um relatório avisando sobre a contaminação por falta de limpeza no balcão onde as cápsulas são produzidas. Cielo e outros três nadadores foram flagrados por uso de furosemida.
De acordo com a médica da CBDA, Sandra Soldan, a farmácia disse que o problema se deu porque havia furosemida na bancada, e substância acabou contaminando as cápsulas do suplemento, à base de cafeína. Ainda segundo a médica e ex-triatleta, o Ladetec, laboratório carioca credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), teria comprovado a contaminação após analisar as amostras.
Reginaldo Lante, consultor do ISO 9001 e autorizado para falar em nome da farmácia Anna Terra, de Santa Bárbara d'Oeste (SP) – cidade natal de Cielo –, contesta a versão. Segundo a reportagem, ele afirmou que a família Cielo havia dito que não tinha mais cápsulas.
- A contaminação cruzada por suspensão de partículas é uma excepcionalidade, mas que não pode ser descartada. Sendo assim, é impossível dizer se houve contaminação. As manipulações foram feitas em cabines separadas e isoladas. Os tabuleiros sempre são higienizados após o uso. E não usamos um tabuleiro para duas fórmulas no mesmo dia – disse.