O Grêmio venceu o Fluminense de virada neste domingo, por 2 a 1, no estádio Olímpico, pela 16ª rodada do Brasileirão, e quebrou um tabu de cinco partidas sem vitória. O resultado ainda tira o Tricolor gaúcho da zona de rebaixamento. O meia Marquinhos foi o grande nome da partida e marcou os dois gols dos anfitriões. De volta ao time carioca, Fred foi o autor do tento do Flu.
Com a vitória, o Grêmio chegou aos 18 pontos e subiu para a 14ª posição. Foi o primeiro triunfo do técnico Celso Roth à frente da equipe - na estreia dele, o time empatou com o Palmeiras fora de casa. Já o Fluminense amarga sua segunda derrota consecutiva na competição e segue na zona intermediária da tabela, na nona colocação, com 21 pontos.
Na próxima rodada, o Tricolor carioca encara o Figueirense, no Engenhão, na quarta-feira. No mesmo dia, o Grêmio tem pela frente o Ceará, no Presidente Vargas.
O jogo
Mesmo sem vencer há cinco jogos (quatro empates e uma derrota), o Grêmio veio com uma postura um tanto quanto defensiva, com somente um atacante à frente, André Lima. O jovem Leandro estava por demais recuado, enquanto que Lúcio, pela esquerda, e Marquinhos, pela direita, por demais abertos - algo que mudou com o passar do tempo.
Já o Fluminense, com o retorno de seu novo terceiro uniforme, além de Fred, tinha dois homens de frente quando atacava, mas quando não tinha a bola Rafael Sobis recompunha o meio de campo. Souza e Marquinho se movimentavam bastante e trocavam de posição constantemente.
O Tricolor carioca insistiu diversas vezes pela lateral direita, a maioria sem sucesso. Na primeira vez que trocou de lado, deu certo. Carlinhos chegou à linha de fundo e cruzou. O goleiro saiu mal e Fred, de cabeça, abriu o placar para o Flu.
Mas o que o técnico Abel Braga temia aconteceu no meio da etapa inicial: a chuva deu o ar da graça no Olímpico. Com o campo mais escorregadio, a defesa carioca não conseguiu interceptar o passe de Lúcio para Marquinhos, que entrou na área em velocidade e empatou o jogo para os gaúchos.
A água que caía em Porto Alegre trazia bons fluídos para o Grêmio, principalmente para Marquinhos. O camisa 19 marcou seu segundo gol na partida, o da virada, em magistral cobrança de falta sofrida por Leandro, não tão próximo assim da entrada da área. Com isso, o Imortal foi para o vestiário em vantagem.
Com mais atacantes em campo, segundo tempo pega fogo
Preocupado com o baixo rendimento de Souza na criação das jogadas, Abel Braga sacou o meia e promoveu a estreia do argentino Martinuccio, ex-Peñarol (URU). E não foi só isso: pouco depois, colocou Araújo, deixando o time com uma formação bem ofensiva (três atacantes).
O técnico Celso Roth não deixou por menos e substituiu André Lima por outro estreante na noite deste domingo: Brandão, de passagem apagada pelo Cruzeiro. Logo em seguida, quem entrou foi Mirales, na vaga do pouco inspirado Leandro.
As diversas alterações de caráter mais ofensivo deixaram o jogo mais aberto, mais movimentado e, consequentemente, com mais chances de gol, para ambos os lados. Algo potencializado com as inseguras saídas pelo alto de Victor, que não atravessa a melhor fase de sua carreira.
Mesmo com três atacantes "e meio" (Martinuccio pode ser considerado como tal), o Fluminense não conseguiu tirar proveito dos vacilos do goleiro gremista, nem empatar o jogo no Olímpico. A equipe gaúcha até teve alguns bons contra-ataques nos minutos finais, mas tampouco ampliou sua vantagem.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO (2): Victor, Adilson, Saimon, Vilson e Bruno Collaço; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Marquinhos (William Magrão, 34'/2ºT) e Lúcio; Leandro (Mirales, 22'/2ºT) e André Lima (Brandão, 16'/2ºT). Técnico: Celso Roth
FLUMINENSE (1): Diego Cavalieri; Mariano, Digão, Márcio Rosário e Carlinhos; Valencia, Fernando Bob, Souza (Martinuccio, intervalo) e Marquinho (Araújo, 23'/2ºT); Rafael Sobis (Rafael Moura, 37'/2ºT) e Fred. Técnico: Abel Braga
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data/hora: 14/8/2011
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)
Renda/Público: -
Cartões Amarelos: Adilson, (GRE), Brandão (GRE), Fábio Rochemback (GRE), Leandro (GRE) e Marquinhos (GRE); Digão (FLU), e Fernando Bob (FLU)
Cartões Vermelhos: Nenhum
Gols: Fred, 24'/1ºT (0-1); Marquinhos, 30'/1ºT (1-1) e 45'/1ºT (2-1)