Cesar Cielo aumentou bastante sua coleção de medalhas e fechou com chave de ouro sua participação no Troféu José Finkel. Neste domingo, ele competiu em duas provas e venceu ambas, totalizando seis ouros. Primeiro, dominou a final dos 50 m borboleta e conquistou a quinta medalha com o tempo de 23s48. Depois, ele caiu na piscina em segundo lugar no revezamento 4x100 m medley, forçou no estilo borboleta e entregou em boas condições para Nicholas dos Santos.
Assim, o Flamengo (formado ainda por Henrique Barbosa e Leonardo de Deus) assumiu a primeira posição no estilo livre com Nicholas dos Santos e comprovou sua força no revezamento. A equipe rubro-negra já havia vencido também os revezamentos 4x50 m e 4x100 m livre. "Foi um ouro muito bom. Estamos cansados pela fase de treinamentos, mas conseguimos fazer uma boa prova", festejou Cielo aoSportv.
Pouco antes, Cielo enfrentou uma prova dura na final dos 50 m borboleta, mas fez o que dele se esperava. "Foi um pouco tensa, o Nicholas [dos Santos] e o Glauber [Silva] estavam se aproximando e não encaixei uma chegada tão boa, mas é sempre bom bater na frente e defender o posto de campeão mundial da prova."
No final de julho, Cielo faturou a medalha de ouro no Mundial de Xangai ao nadar a final dos 50 m borboleta (prova que não integra o programa olímpico) em 23s10. Na oportunidade, ele foi às lágrimas em sua primeira vitória após o caso de doping que lhe rendeu uma advertência e um julgamento na CAS (Corte Arbitral do Esporte).
No José Finkel, Cielo sobrou. Abocanhou seis medalhas de ouro, somando os triunfos nos 50 m borboleta, nos 50 m e os 100 m livre e os revezamentos 4x50 e 4x100 m livre.