A nadadora Poliana Okimoto foi eleita nesta segunda-feira (6) a atleta do ano na categoria maratonista feminina por uma votação organizada pela Fina Aquatics World Magazine, revista oficial da Federação Internacional de Natação. Foram 674 pessoas responsáveis por dar o título à brasileira, entre eles membros dos comitês e comissões, imprensa e patrocinadores.
O título de ‘Fina Athlete of the Year’ se deve ao campeonato mundial conquistado por Poliana em Barcelona, na prova de 10 km. A brasileira também foi prata nos 5 km e bronze na prova por equipe. O feito da atleta foi inédito, sendo a primeira vez que o Brasil conquista o primeiro lugar nas maratonas aquáticas.
Poliana já havia vencido o Prêmio Brasil Olímpico, como atleta feminina do ano, assim como na tradicional revista Swimming World.