Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Esportes

Jogos Indígenas de MS vai homenagear Laucídio Flores

09 de abril 2015 - 20h35 Por Redação Douranews
Jogos Indígenas de MS vai homenagear Laucídio Flores

Dourados vai sediar entre os dias 24 e 30 de agosto os 10º JIMS (Jogos Indígenas de Mato Grosso do Sul), uma realização Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Prefeitura, através da Funed (Fundação de Esportes de Dourados).

Os jogos serão dedicados ao professor indígena Laucídio Flores, que era diretor da escola indígena Pai Chiquito, na aldeia Panambizinho, e que morreu de enfarto no mês passado, quando se preparava para cirurgia.

O ex-líder indígena, atleta nas modalidades de arco e flecha, já estava, inclusive, selecionado para representar o Mato Grosso do Sul na disputa dos Jogos Mundiais Indígenas, marcados para o mês de setembro na cidade de Palmas, em Tocantins.

Segundo o gerente de projetos da Fundesporte, o professor Levy Britto Coutinho, os últimos detalhes devem ser tratados nesta semana entre a Prefeitura e a Fundesporte. A previsão é que o evento vá utilizar toda a estrutura da reserva de Dourados para as competições.

Também estão previstas a participação de todas as etnias do Estado, incluindo os Guató, Guarani, Kaiowá, Terena, Ofayé e Kadiwéu. As equipes que pretendem participar devem representar a aldeia localizada em reservas indígenas oficializadas pela Funai.

O regulamento ainda está para ser consolidado, mas provavelmente terá as mesmas modalidades de competições dos anos anteriores, como diversos jogos, como futebol, vôlei, entre outros, além de atletismo e competições da tradição nativa, como arco e flecha, lança nativa, cabo de guerra, travessia com canoa, travessia a nado, pescaria, entre outros.

Parte dos jogos deverão ser realizados na Vila Olímpica, na aldeia Jaguapiru, que oferece espaços para a prática de quase todos esses esportes em Dourados.