Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Futebol

Lusa bate a Ponte e fica a uma vitória do título na Série B

29 de outubro 2011 - 10h50 Por Redação Douranews, com G1
Lusa bate a Ponte e fica a uma vitória do título na Série B

Depois de garantir uma vaga na elite nacional, a Portuguesa deu um grande passo para a conquista do título da Segundona, nesta sexta-feira, ao superar a Ponte Preta por 2 a 1 (assista aos gols). O duelo entre a líder e a vice teve cara de final, decidida por Ananias, que marcou os dois gols da anfitriã. Depois da partida, os donos da casa comemoraram muito, vestindo camisas de celebração da volta à Série A, e a torcida partiu para a festa no estádio, já aos gritos de "é campeão".

Com a vitória, a Portuguesa, que já está há 16 jogos sem perder, chega aos 73 pontos, ficando ainda mais distante da vice Ponte Preta. Já são 13 pontos de frente. Agora, a Lusa só precisa vencer o Criciúma, fora de casa, na próxima terça-feira, às 20h30m, para garantir o título da Série B antecipadamente sem depender de outros resultados. Caso a Portuguesa empate, e a Ponte Preta não supere o Americana no sábado, dia 5 de novembro, a taça também fica no Canindé.

 

A Macaca, apesar da derrota, segue com 57 pontos, quatro de vantagem para o Náutico, que encara o Sport neste sábado pelo fechamento da rodada.

Temperos de final

Já nos arredores do Canindé, antes da partida, o clima de final ficava claro. Uma grande festa foi armada nas arquibancadas. Empolgada com a conquista do acesso, a torcida da Portuguesa recebeu seus jogadores sob uma chuva de papeis picados. Os alvinegros de Campinas também não fizeram feio e compareceram em bom número. O público total foi de quase 12 mil.

 

O primeiro tempo teve muitos temperos de uma final: belos gols, catimba e confusão. Os dois técnicos postaram bem suas defesas. Estava difícil trocar passes. Mesmo assim, não faltaram lances de perigo. A visitante entrou melhor. Logo aos dois minutos, Renatinho partiu em contra-ataque e só parou com falta por Leandro Silva, que foi punido com o cartão amarelo. Ricardo Jesus depois obrigou Weverton a fazer grande defesa em um chute cruzado.

Aos poucos, a Portuguesa foi mostrando porque está absoluta nesta Segundona. O técnico Jorginho, logo de cara, resolveu puxar Edno para a ponta esquerda e colocou Ananias para fazer a função do artilheiro da Lusa, ficando centralizado. A estratégia deu certo. Edno tentou um cruzamento para Ananias, mas a defesa tirou.

Pouco depois, o atcante cruzou com perfeição para Marco Antônio, que cabeceou em cima do goleiro Julio Cesar. Na terceira tentativa, porém, a Portuguesa abriu o placar. Aos 17 minutos, Edno fez um cruzamento na medida para Ananias, de cabeça, balançar a rede. Ele assumiu o posto de Edno e também o papel de goleador. Ananias aproveitou uma bola rebatida na grande área pontepretana para ampliar logo aos 24 minutos do primeiro tempo.

A Ponte Preta não se abateu. Seguiu pressionando a Portuguesa. Só que "sobrou vontade" para Josimar. O jogador se desentendeu com Marcelo Cordeiro, dando início a uma confusão generalizada. Edno tomou as dores do seu companheiro e os reservas dos dois times entraram em campo. Uns mais para apartar, outros, mais para brigar. Até os técnicos se envolveram no tumulto. Depois de alguns minutos de tensão, cartão amarelo para Josimar e bola rolando.

No entanto, a confusão continuou na torcida da Ponte Preta. Enquanto os lusitanos faziam uma grande ola, alguns torcedores foram detidos. Os campineiros discutiram com a PM. Quase dez minutos depois, a Polícia conteve os ânimos da torcida, que ainda viu Julio Cesar evitar mais um gol de Ananias, que chutou da risca do pênalti.