O diretor de esportes da Funed (Fundação de Esportes de Dourados) Jânio César Amaro, confirmou esta semana que o 14º Campeonato Amador Interdistrital do município, que neste ano terá oito equipes em disputa, vai contar com o apoio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). A competição está prevista para começar na segunda quinzena de setembro.
De acordo com informações do diretor, o campeonato deste ano que será denominado de “Interdistrital Sanesul/Funed” terá as equipes já confirmadas dos distritos de Vila Vargas (duas), Macaúba, Formosa, Picadinha, São Pedro, Panambi e Indápolis e os jogos serão coordenados por Altair Rodrigues, o “Cabeça”.
Na parceria entre as duas autarquias, a Sanesul doará uma bola de futebol de campo e um par de redes para cada equipe além das premiações em troféus e medalhas para a campeã e para a vice e também para o artilheiro e o goleiro menos vazado da competição. A equipe disciplinada ganhará também um troféu e a campeã ganhará um jogo completo de uniforme (camisetas e shorts).
O Interdistrital está previsto para começar no dia 22 de setembro em local ainda a ser definido no segundo Congresso Técnico que será realizado no dia 3 quando haverá o sorteio dos grupos que terá quatro equipes cada. As quatro equipes de cada grupo jogarão entre si em jogos de ida e volta. Na fase de classificação, duas equipes de cada grupo passam para as semifinais que também serão realizados em jogos de ida e volta.
O distrito que se classificar em primeiro lugar em seu grupo ganha o direito de decidir o segundo jogo das semifinais em seu campo. Na reunião foi decidido que para este ano as equipes poderão inscrever um goleiro e um jogador de linha que não sejam da comunidade, porém os mesmos não poderão ter atuado no futebol profissional deste ano.
Com o slogan “O Apoio ao Esporte, Preservação do Meio Ambiente e Qualidade de Vida” o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa acredita que essa parceria pelo esporte é mais uma oportunidade para que possa mobilizar a população para a efetiva participação no processo da preservação dos problemas ambientais, causado pelos agrotóxicos nas margens dos rios, tendo em vista que a cidade de Dourados é abastecida por 80 por cento da água do rio Dourados.
A mobilização será feita através da distribuição de panfletos, contendo todos os locais para depósitos dos agrotóxicos e com informações da importância de preservar o meio ambiente em um todo.
Durante reuniões nos distritos, paralelamente aos jogos do torneio, serão abordados temas voltados para a preservação do meio ambiente, enfocando a saúde pública e na orientação da importância e do uso correto dos agrotóxicos. Outro ponto que será discutido é o conceito de cidadania que se constrói pela participação efetiva de cada um e dos direitos e deveres dos cidadãos.
“Vamos aproveitar esta competição esportiva que é de muita grandeza para a comunidade rural dada a presença de um grande número de pessoas assistindo os jogos, para fazer estas reuniões de conscientização em prol do meio ambiente, pois acreditamos que elas serão para visar o bem estar de todos”, disse Barbosa após confirmar a parceria da Sanesul com a Funed.