Se o São Paulo não jogar mais no Morumbi no Campeonato Brasileiro, o torcedor terá se despedido de seu time dentro de casa com grande satisfação. Isso porque 50 mil pessoas fizeram festa no estádio na noite deste sábado (2), na vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa, para celebrar o cumprimento de um pacto entre os atletas e suas consequências diretas: a morte do fantasma do rebaixamento e o fim de um dos períodos mais difíceis da história do clube.
O pacto foi forjado por Muricy Ramalho e o elenco após a derrota para o Santos por 3 a 0, na Vila Belmiro, em 2 de outubro: não mais perderiam dentro de casa para deixar a parte de baixo da tabela de uma vez. Desde então foram um empate (contra Corinthians) e três vitórias (Vitória, Náutico e Portuguesa). A meta de 46 pontos foi alcançada, o que deve ser suficiente para livrar o time de qualquer perigo.
Desde 2006, ano em que o Brasileiro de pontos corridos passou a ser disputado com 20 clubes, nenhuma equipe foi rebaixada com essa pontuação. E que bom que a meta foi alcançada diante de um Morumbi praticamente lotado, incentivadas pela boa fase da equipe e por uma promoção de ingressos feita pela diretoria. Após o gol de Aloísio, que definiu a vitória, o estádio todo entoou “time de guerreiros”.
Essa equipe exaltada passou maus bocados nos últimos meses, com períodos dentro da zona de rebaixamento, falta de confiança e problemas físicos. Por isso que Muricy exigiu, em sua chegada: “temos que fazer do Morumbi a nossa casa”. Provavelmente, a equipe encerrará o Campeonato Brasileiro jogando a pelo menos 100 km de seus domínios. Não importa. A missão principal foi cumprida.
O São Paulo foi punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com perda de quatro mandos de campo por conta de confusão nas arquibancadas no clássico contra o Corinthians. Restam três partidas como mandante. A próxima, diante do Flamengo, em 13 de novembro, será disputada em Itu. Cabe recurso, no entanto. O time pode voltar ao Morumbi em 2013 – além da possibilidade de jogar no estádio pela Copa Sul-Americana. A grande festa, no entanto, ocorreu neste sábado, segundo o Terra.