O Comando da PMA (Polícia Militar Ambiental) divulgou balanço da operação iniciada no dia 25 de outubro na Operação Pré-Piracema, de prevenção à pesca predatória, encerrada quarta-feira (6) com o envolvimento de 300 policiais que também atuaram na Operação “Dia de Finados”, que era realizada todos os anos com início no dia 30 de outubro e se estendia até 3 de novembro.
A Polícia Militar Ambiental tem reforçado em todos os anos durante o mês de outubro a fiscalização nos rios, no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória, tendo em vista a proximidade do período de piracema e, portanto, quando vários cardumes já se encontram formados e a quantidade de turistas e pescadores do Estado se intensifica. Diversas irregularidades têm sido encontradas. Os trabalhos preventivos foram intensificados no intuito de se evitar que pescadores atuassem irregularmente antes e depois do fechamento da pesca, especialmente nos rios Paraná e Paranaíba.
Durante os dez dias da operação foram autuadas 29 pessoas e empresas, sendo 21 por pesca, uma por transporte ilegal de madeira, três por transporte ilegal de combustíveis, três por degradação de APPs (áreas de preservação permanente), além de um por maus-tratos a animais (em rinha de galo). Por atividade não inerente a crime ambiental, também foi presa uma pessoa por tráfico de drogas.
Dos autuados por pesca, 17 foram presos por crime de pesca predatória e cinco por pescar sem licença, que não é crime, porém, infração administrativa. Foram apreendidos 351 quilos de pescado e foi aplicado um total de R$ 101.558,00 em multas. A quantidade de petrechos ilegais apreendidos foi dentro da esperada, porém, com relação às redes de pesca, o número de 23 é excessivo, tendo em vista o poder de captura desse tipo de material ilegal.