Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Geral

Há quase três anos peixes aguardam término do Aquário do Pantanal

07 de julho 2017 - 12h33 Por CE
Há quase três anos peixes aguardam término do Aquário do Pantanal Peixes comprados, doados ou mesmo nascidos para habitar o Aquário do Pantanal aguardam há 32 meses no Imasul — Valdenir Rezende/Correio do Estado

Ainda sem lar definitivo, as 172 espécies de peixes que deveriam ocupar o Aquário do Pantanal, mas estão alojadas há 32 meses em tanques improvisados na sede da Polícia Militar Ambiental (PMA), em Campo Grande, se adaptaram e se reproduzem como se estivessem no próprio habitat.

Os três galpões que começaram a receber os peixes em novembro de 2014 abrigam, atualmente, 170 tanques e aquários com aproximadamente 10,5 mil animais provenientes do Pantanal, da Amazônia, Ásia, África e Oceania.

A maior curiosidade em relação à adaptação dos animais é justamente a reprodução deles em cativeiro.

Até agora, de acordo com o biólogo e coordenador-técnico do lugar que ficou conhecido como “quarentena”, Heraldo Gimenez Júnior, 2 mil animais nasceram ali.

Cinco espécies nunca tinham se reproduzido em cativeiro. “É inédito no mundo. Nós estimulamos esta reprodução e tivemos êxito. Agora, nossa intenção é publicar um livro científico, até o fim do ano, com todas as nossas descobertas e estudos”.