Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Geral

Comissão vai sugerir como prevenir ameaças a agentes penitenciários no Estado

03 de outubro 2017 - 14h22 Por G1/MS
Comissão vai sugerir como prevenir ameaças a agentes penitenciários no Estado Agepen diz que tem se tornado cada mais frequentes casos de ameaças a agentes — Arquivo/Gabriela Pavão

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) criou uma comissão formada por representantes dos setores psicossocial, de promoção social, de inteligência e ainda do sindicato dos agentes que atuam nas unidades penais para avaliar os casos de ameaças a esses profissionais e ainda sugerir medidas para prevenir essas situações.

A portaria foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial do estado. Segundo a agência, a criação da comissão foi necessária em razão da necessidade da instituição de apresentar propostas que assegurem a integridade física, mental e emocional dos agentes penitenciários e pelo crescimento acelerado do número de presos das unidades, o que se contrapõem a quantidade extremamente reduzida de profissionais que atuam na segurança interna dos presídios.

A portaria registra ainda que no cenário do país, a criminalidade sofreu uma profunda modificação nos últimos tempos, sendo cada mais comuns os crimes praticados por grupos organizados e que em razão dessa mudança, passaram a ser registrados com uma frequência maior e preocupante, os casos de ameaças e atentados aos agentes penitenciários, inclusive, com mortes registradas.