Os preços dos contratos futuros de petróleo recuaram hoje (28) em Nova York, devolvendo quase todo o ganho de ontem. Em Londres também houve forte baixa na sessão. Segundo especialistas, o aumento maior que o previsto das reservas de petróleo nos Estados Unidos na semana passada e a realização de lucros foram os principais fatores que influenciaram o desempenho do pregão desta quarta-feira.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação para o "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em novembro terminou a 81,21 dólares, em queda de 3,24 dólares em relação à cotação de ontem. No IntercontinentalExchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com igual vencimento perdeu 3,33 dólares, a 103,81 dólares no fechamento.
Após abrir em baixa moderada, os preços foram afetados pela publicação dos dados semanais do Departamento de Energia dos EUA, sobre a evolução das reservas petrolíferas no país, maior consumidor mundial da commodity. De acordo com o Departamento, as reservas de petróleo avançaram em 1,9 milhão de barris, para 341 milhões de barris na semana que terminou no dia 23 de setembro, contra um aumento de 700.000 esperado pelos analistas consultados pela agência Dow Jones Newswires.
As reservas haviam acumulado queda de 18 milhões de barris nas três semanas anteriores. Já as reservas de gasolina aumentaram em 800.000 barris, a 214,9 milhões, em linha com o esperado pelos analistas.