Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Mercados

Procon realiza pesquisa inédita de madeiras no Estado

20 de outubro 2011 - 13h00 Por Redação Douranews
Procon realiza pesquisa inédita de madeiras no Estado
O Procon realizou na quarta-feira (19) uma pesquisa inédita no Estado. Pela primeira vez foram pesquisadas empresas que comercializam madeiras, para todos os fins. Ao todo dez madeireiras foram visitadas, num total de 20 itens pesquisados, incluindo vigas, tábuas, ripões e caibros em dez estabelecimentos comerciais. 

O superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro, explica os motivos que levaram à realização da pesquisa. “A pesquisa nos parece oportuna em razão da alta demanda das madeiras pela construção civil que vive um momento de forte expansão”. 

Dentre os produtos avaliados, o que merece destaque é o Ribão de 5cm de Peroba do Norte que teve variação de até 54,82%. Em alguns estabelecimentos o produto é comercializado por R$ 1,66, enquanto que em outros o preço chega a R$ 2,57. “Uma diferença significativa, podendo então dizer que pelo mesmo valor que se paga em 10 metros numa madeireira, adquire-se 15,48m em outra, diante disso fica nítida a economia que se pode fazer com uma breve pesquisa ou consultando o trabalho do Procon”, afirma o superintendente. 

Lamartine ressalta que são as pessoas devem levar em consideração que há várias outras madeireiras além das dez visitadas, sendo então a pesquisa do Procon um referencial de preços para o consumidor. “Como a pesquisa considerou o tipo de madeira, entendemos não haver significativa variação na qualidade da madeira que justifique grandes variações”, complementa ele. 

Além do Ripão de Peroba do Norte também merecem destaque na variação de preços os seguintes produtos: Ripão 5cm Pinus Tratado – 46,67%; Caibro 5X5 Cambará – 34,74%; Caibro 5X5 Pinus Tratado – 31,20%; Tabua para Caixaria para Pinus 30cm – 29,74%. Dentre os estabelecimentos que apresentaram destaque positivo: dos 20 itens pesquisados, a empresa DalPiaz apresentou 19 e desses, 16 entre os menores preços. Foram dez madeireiras pesquisadas.