As mudanças nas regras do recolhimento compulsório, valores que os bancos devem manter depositados no BC (Banco Central), sobre recursos a prazo passam a valer hoje (22), conforme circular publicada no Diário Oficial da União, como informa a Agência Brasil.
As instituições financeiras poderão utilizar até R$ 18 bilhões a mais na realização de novas operações de crédito para financiamento de automóveis e de veículos comerciais leves. De acordo com o BC, esses recursos representam cerca de 10% do total de crédito concedido ao setor.
A injeção de recursos faz parte das medidas anunciadas ontem (21) pelo governo para estimular o consumo de veículos e bens de capital. Entre as medidas, está a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos automóveis que, em algumas categorias, poderá chegar a zero.