Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
Mercados

Governo confirma escala de desoneração de IPI a partir de janeiro

29 de dezembro 2012 - 13h13 Por Redação Douranews
Governo confirma escala de desoneração de IPI a partir de janeiro

O decreto presidencial 7.879, publicado no Diário Oficial da União de ontem (28), confirma informação antecipada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que a desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na comercialização de carros, produtos da linha branca (geladeiras, fogões e outros) e móveis será menor a partir de janeiro.

Carro com motor até 1.0, por exemplo, que está com a alíquota de IPI zerada, vai recolher 2% de janeiro a março e 3,5% de abril a julho. Automóvel com motor flex de 1.0 a 2.0, que tem alíquota de 5,5%, vai aumentar para 7% no primeiro trimestre e para 9% no segundo trimestre; e carro de igual potência, movido a gasolina, que hoje paga 6,5%, será majorado para 8% e 10% para os veículos 1.0 e 2.0, respectivamente.

A intenção é retomar a cobrança das alíquotas normais, de antes da desoneração, a partir de julho, com exceção da comercialização de caminhões, que continua com alíquota zero, de acordo com Fernando Meireles, coordenador-geral de Tributação da Receita Federal do Brasil. Com informações da Agência Brasil