O ministério da Economia da Argentina anunciou ontem (18) que não poderá honrar o próximo pagamento da dívida reestruturada, previsto para 30 de junho, em Nova York, devido à decisão de um tribunal dos Estados Unidos de suspender uma medida cautelar.
A Corte de Apelações do Segundo Distrito de Nova York ordenou nesta quarta-feira que seja executada a condenação à Argentina, que deve pagar aproximadamente 1,3 bilhão de dólares aos fundos especulativos em um litígio que remonta aos meses posteriores à moratória declarada pelo país em 2001.
"A suspensão do 'stay' (medida cautelar) por parte da justiça impossibilita o pagamento em Nova York da próxima parcela da dívida reestruturada e revela a ausência de vontade de negociação em condições distintas às obtidas na sentença ditada pelo juiz Griesa", destaca o ministério da Economia.
A nota lamenta a decisão que ordena a execução da sentença do juiz Thomas Griesa, que deliberou a favor dos fundos especulativos, conhecidos como "Abutres" na Argentina, em um processo que já dura 12 anos. A informação é do G1