Autoridades policiais e do governo participavam de uma reunião quando o homem-bomba detonou o explosivo, fazendo chamas e uma coluna de fumaça surgirem no ar.
"Ouvi uma grande explosão dentro do complexo do governador", afirmou o promotor do governo provincial Wazir Mohammad Jalali, cujo gabinete fica do lado do local da explosão, na capital de Takhar, Taloqan.
Um porta-voz da Isaf (Força Internacional de Assistências à Segurança), da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) afirmou que os relatos iniciais indicavam muitas mortes entre soldados da Isaf e autoridades de segurança afegãs, mas se negou a dar mais detalhes.
O governador e o chefe policial da província estavam dentro do complexo no momento da explosão, assim como o chefe da polícia de todo o norte do Afeganistão, general Dawood Dawood, informou uma fonte de segurança.
O chefe do principal hospital de Takhar afirmou que Dawood foi morto na explosão. O governador ficou ferido e três soldados estrangeiros morreram, disse um porta-voz do político.
O Taliban reivindicou a autoria do ataque, dizendo que homens-bomba atacaram líderes, matando vários deles e ferindo o governador.
"Combatentes continuam dentro do complexo do governador", afirmou à Reuters, por telefone, o porta-voz Zabihullah Mujahid, de local não identificado.
O Taliban geralmente exagera quando reivindica a autoria de ataques.
Soldados alemães estão estacionados na província vizinha de Kunduz e têm superintendência sobre Takhar, mas não há uma base permanente de tropas internacionais na região, que já foi considerada uma das províncias mais pacíficas do país.