O Tehrik-e-Taliban do Paquistão (TTP), ou movimento do Taliban no Paquistão, já começou a cumprir as ameaças de vingança por conta da morte de Bin Laden, que aconteceu no dia 2 de maio em uma ação realizada por forças especiais dos EUA em cidade paquistanesa.
O grupo militante bombardeou o comboio do consulado norte-americano, sitiou uma base naval e explodiu cadetes paramilitares no Paquistão, que o Taliban vê como uma marionete dos EUA e que Washington avalia como indispensável na guerra contra os militantes.
Omar Khalid Khorasani, o principal comandante do Taliban em Mohmand, uma das tribos rebeldes do Paquistão, concordou em responder a questões enviadas pela Reuters e gravá-las em DVD.
O vídeo começa com ele e alguns associados sentados no chão de uma casa com paredes de barro, comendo pedaços de manga e fazendo piadas. Ele, então, fica sério e começa a falar sobre as intenções do TTP.
Os ataques recentes do TTP no Paquistão foram apenas o início das represálias sangrentas pela morte de Bin Laden.
"Aqueles ataques foram parte da nossa vingança. Se Deus permitir, o mundo vai ver como nós vamos vingar o martírio de Osama Bin Laden", disse Khorasani. "Temos redes de contatos em vários países fora do Paquistão."
O TTP não demonstrou capacidade de fazer ataques sofisticados ao Ocidente. A sua tentativa mais aparente de realizar um grande ataque nos Estados Unidos fracassou.
A organização reivindicou responsabilidade pelo ataque frustrado com carro-bomba na Times Square de Nova York no ano passado. Mas as agências de inteligência dos EUA levam o TTP a sério. Ela foi adicionada à lista dos EUA de organizações terroristas estrangeiras.
"A nossa guerra contra a América continua dentro e fora do Paquistão. Quando nós atacarmos, vamos provar que podemos atingir grandes alvos americanos fora do Paquistão", disse Khorasani, um homem alto com barba e cabelos na altura do ombro, traços comuns nas áreas tribais dos guerreiros da etnia Pashtun, na região ao longo da fronteira afegã.
O TTP tem um longo histórico de derramamento de sangue, realizando ataques suicidas que muitas vezes matam dezenas de pessoas. A organização ganhou a maior parte da sua experiência ao alimentar a insurgência dentro do Paquistão.
Uma aliança solta entre dúzias de grupos, o TTP intensificou a sua batalha contra o Estado em 2007, depois de uma sangrenta incursão do Exército na mesquita vermelha de Islamabad, que era controlada pelos seus aliados.
Sentado com uma pistola na cintura e com dois colegas com rifles AK-47 ao seu lado, Khorasani disse que a morte de Bin Laden não vai desmoralizar o Taliban.
Na verdade, criou uma "nova coragem" nos militantes, disse o principal comandante do Taliban em Mohmand. "A ideologia que nos foi dada por Osama Bin Laden e o espírito e a coragem que ele nos passou para combater os infiéis no mundo estão vivas", disse Khorasani, usando a tradicional calça larga e túnica, com um chapéu com topo redondo.
Ele descreveu Ayman Al-Zawahri, o ex-médico egípcio que deve ser o sucessor de Bin Laden, como o "chefe e líder supremo" do Taliban do Paquistão.