Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
Mundo

Dilma chega ao Peru para a posse de Humala e reunião da crise

28 de julho 2011 - 12h47 Por Redação Douranews, com Estadão
Dilma chega ao Peru para a posse de Humala e reunião da crise
Com mais de uma hora de atraso, por causa de um vento de mais de 140 quilômetros por hora que enfrentou no caminho, a presidente Dilma Rousseff desembarcou hoje (28) em Lima, Peru, para participar da cerimônia de posse do novo presidente peruano, Ollanta Humala, e da reunião da Unasul, marcada para a tarde desta quinta-feira para discutir a necessidade de integração da região, diante dos problemas econômicos enfrentados por Estados Unidos e países da União Europeia. A presidente não quis conversar com a imprensa na chegada.

Dilma permanece menos de 24 horas no País e participa não só das duas solenidades de posse e transmissão do cargo, no Congresso e no Palácio de Governo. Ela vai também ao almoço com os 14 presidentes que confirmaram presença no evento e da reunião da Unasul, quando o Peru vai reiterar a sua disposição de defender a integração do continente.
O assessor internacional da presidente Dilma, Marco Aurélio Garcia, em entrevista, ao chegar ao hotel onde a comitiva ficará hospedada, citou a importância da realização da reunião da Unasul neste momento em que os Estados Unidos e a Europa estão enfrentando graves problemas econômicos e salientou que, por isso mesmo, é preciso fortalecer a integração da região.

“Não se pode omitir os fatos de que uma crise nos países centrais vai ter consequências sobre nós. Portanto, a unidade da região é fundamental”, disse ele, lembrando que problemas econômicos que estão sendo enfrentados pelos Estados Unidos e Europa certamente estarão no cenário da reunião da Unasul.