Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Mundo

Asteroide pode se chocar com a terra em 2036

22 de agosto 2011 - 15h08 Por Redação Douranews, com Terra
Asteroide pode se chocar com a terra em 2036

A comunidade científica da Agência Especial Europeia anunciou que trabalha em uma missão de "ensaio" para testar a possibilidade de se alterar o curso de um asteroide no espaço. Porém, não há motivos para pânico. Não há indícios de nenhum cometa em rota de colisão mortal com o nosso planeta.

Diferente da obra hollywoodiana de Michael Bay, a missão real para evitar um possívelArmagedom do futuro vai se chamar Don Quijote e vai ser composta de dois satélites especiais. Um deles vai ser responsável por se chocar com o asteroide em alta velocidade, o outro ficará na retaguarda analisando os efeitos, além de confirmar se o curso do asteroide mudou ou não.

O provável alvo da missão Don Quijote será o asteroide 99942 Adophis, com cerca de 500 metros de comprimento, e que tem a pequena chance de uma em 250.000 de colidir com a Terra em 2036. A Agencia Espacial Europeia planeja fazer o lançamento dos dois satélites em 2015.