O Conselho Nacional de Transição (CNT), que tenta se firmar como novo governo líbio, diz que foguetes foram lançados a partir da cidade – um dos quatro últimos redutos de Qathafi na Líbia – um dia antes de vencer o ultimato para a rendição pacífica de Bani Walid.
As tropas do CNT cercaram toda a cidade e dizem que há civis tentando escapar, mas sendo impedidos pelas forças de Qathafi. O conselho, que prometeu atacar a cidade se a rendição não acontecer, firmou que não pretende estender o prazo do ultimato.
Há relatos de confrontos também nos arredores de Sirte, cidade natal de Qathafi e outro bastião do coronel.
Também hoje, a Interpol (polícia internacional) emitiu um alerta vermelho de busca por Qathafi, seu filho Saif al-Islam e seu chefe de inteligência, Abdullah Al Senussi. Os três – cujo paradeiro é desconhecido – são procurados pelo Tribunal Penal Internacional, para responder a acusações de crimes contra a humanidade durante a repressão aos rebeldes.