O Tribunal do Estado do Vaticano condenou à prisão neste sábado (6) Paolo Gabriele, ex-mordomo do papa Bento XVI, acusado de roubar documentos oficiais no escândalo conhecido como Vatileaks. Gabriele, de 46 anos, recebeu pena de um ano e seis meses de prisão.
A sentença será cumprida em prisão domiciliar. Mas o porta-voz do Vaticano disse ser "provável" que o papa perdoe Gabriele.
A sentença foi lida pelo presidente do tribunal, Giuseppe della Torre, após duas horas de deliberações. A sentença dada pelo juiz foi de três anos de prisão, depois reduzida pelo fato de Gabriele não ter histórico criminal, ter pedido perdão ao papa e por sua dedicação à Igreja.
O veredicto encerra o julgamento de uma semana que representou um constrangimento para a Igreja. A série de documentos roubados, que depois foram vazados para a imprensa, inclui cartas pessoais entre cardeais, o papa e políticos sobre uma variedade de assuntos. As informações são do iG