O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (27) que falou pelo telefone com seu colega iraniano Hassan Rohani, no que disse ser o histórico primeiro contato direto entre líderes dos dois países desde 1979. A presidência iraniana confirmou.
Os dois discutiram a questão nuclear iraniana, dentro do quadro de reaproximação diplomática que ocorre desde a eleição do moderado Rohani.
"Há alguns minutos, falei por telefone com o presidente Rohani da República Islâmica do Irã", disse Obama em entrevista na Casa Branca. "Falamos sobre os esforços em curso para alcançar um acordo sobre o programa nuclear iraniano."
Obama disse que os dois pediram às suas equipes que trabalhem "rapidamente" para chegar a um acordo.
O presidente americano disse que o caminho para um acordo completo é difícil, mas que esta é uma oportunidade única para tentar um acordo sobre uma questão que vem "isolando" o Irã do Ocidente.
Obama afirmou que o "teste" desse processo diplomático vão ser ações "compreensíveis, verificáveis e transparentes" do governo iraniano que possam levar ao alívio das sanções internacionais contra o país.
"Em conversação telefônica o presidente Rohani e o presidente @BarackObama expressaram sua mútua vontade política de resolver rapidamente o tema nuclear", tuitou a presidência iraniana.
As potências temem que o programa nuclear iraniano possa ser usado com o objetivo de produzir armas.
O governo iraniano nega e afirma que o programa tem fins pacíficos.
Orçamento
Obama, que no front interno enfrenta uma disputa com o Congresso sobre o orçamento, disse que um default no país teria consequências "em todo o mundo".
O governo americano alcançará o limite de seu endividamento em 17 de outubro.
Obama disse que não vai aprovar uma lei de orçamento que ameaçe a reforma da saúde, à que os republicanos se opõem.
O Congresso tem até a meia-noite de segunda para aprovar o orçamento do ano fiscal 2013-14.