Grupos de manifestantes pró-Kiev e pró-Moscou entraram em confronto na frente do parlamento de Simferopol, capital administrativa da Crimeia, no sul da Ucrânia, em uma escalada da tensão gerada pela deposição do presidente Viktor Yanukovych na semana passada. Milhares de pessoas foram para a frente do edifício por conta de rumores que a separação da região seria discutida
Apenas um cordão formado por policiais separava os dois grupos, um a favor da Rússia e o outro formado por tártaros da Crimeia (grupo étnico turco que vive na região) e pessoas que apoiam a mudança de governo em Kiev. Manifestantes contrários à Rússia chegaram a invadir o parlamento. Uma pessoa morreu, provavelmente por causa de um ataque cardíaco, durante o embate.
Um novo governo de união nacional deve ser anunciado nas próximas horas. A expectativa é a de que sejam oferecidos cargos em ministérios aos ativistas do principal acampamento dos protestos em Kiev, o Maidan.
De acordo com o enviado da BBC à Kiev, David Stern, seja qual for a formação do novo gabinete, seus membros enfrentarão uma série de desafios, como a necessidade de reformar diversas áreas do governo.
Em um outro desdobramento da crise, as autoridades que comandam o país interinamente dissolveram as unidades de polícia de elite, que são consideradas responsáveis pela morte de dezenas de manifestantes na capital ucraniana na semana passada.