Menu
Buscarsegunda, 20 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
17°C
Opinião

A vitória da democracia

28 setembro 2011 - 18h31Por José Tibiriçá Martins Ferreira

No dia 13 de abril do corrente ano, o PSD - Partido Social Democrático foi lançado em Brasília, pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, numa quarta-feira, em um ato organizado na Câmara dos Deputados. A cerimônia que serviu para a assinatura da ata de fundação do novo partido teve reforço de diversos políticos que seguiram o prefeito paulistano, como a senadora Kátia Abreu (TO), presidente do CNA,  pessoa ligada à produção, bela mulher, dinâmica que a conheci em Dourados quando proferiu uma palestra no Sindicato Rural de Dourados.

O PSD teve adesões na maioria dos Estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e em nosso Estado de Mato Grosso do Sul do nosso presidente regional, jornalista e ex-senador Antonio João Hugo Rodrigues, homem ligado ao grupo Correio do Estado, filho de Campo Grande.

Fui convidado para fazer parte da Comissão Provisória no Município de Dourados, pelo colega Afeife Mohamad Hajj, nosso presidente a nível municipal. Inicialmente relutei, visto que já tinha ajudado a estruturar o PDT em Dourados em 1981 e há dezoito anos ele foi retirado abruptamente das nossas mãos, depois de 18 anos de militância, fato acontecido há 12 anos, no dia 25/09/1999.

Essas são águas passadas, mas sempre temos que lembrar, afinal tudo isso aconteceu porque os partidos fortes que tinham tradição no Brasil, após a revolução de 1964 foram extintos pelo AI-5, por interesse de grupos que dominaram o Brasil, até a anistia dos políticos que foram cassados. Alguns puderam voltar, outros morreram no exílio como João Belchior Marques Goulart, conhecido como Jango, em Mercedes, Província de Corrientes, Argentina, com apenas 47 anos, na espera de retornar ao Brasil. Ele antes tinha sido vice do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, depois candidato a vice do General Lott. Jânio Quadros foi eleito presidente, renunciou no dia 25 de setembro de 1964, tomando posse o vice, João Goulart no dia 09 de setembro daquele ano.

A nossa estrela maior foi Juscelino, um dos maiores presidentes que o Brasil já teve, que após passar o governo para Jânio Quadros, elegeu-se senador por Goiás, indicado pela convenção nacional do PSD (1964), porém o governo militar cassou seu mandato e suspendeu seus direitos políticos por dez anos. Exilado, viveu em Nova York e depois em Paris. De volta ao Brasil, ingressou na empresa privada e começou a escrever suas memórias, intituladas Meu caminho para Brasília, em cinco volumes, e tornou-se membro da Academia Mineira de Letras (1975). Morreu num acidente de automóvel, perto de Resende, Rio de Janeiro, quando viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro, a 22 de agosto.

O Brasil deve muito a Juscelino, como douradense, sinto muito orgulho de hoje pertencer ao PSD, partido ao qual meu pai Abílio Ferreira ajudou a fundar na Picadinha com seu irmão José Ferreira, Mantilha Martins, Juvenil Gomes Martins, Lourença Gomes Martins, Jahir Martins Ferreira, Nair Martins Ferreira, José Aguiar Machado, Jerônimo Marques de Mattos (pequeno de Mattos), Jary de Matos, Professor Ramão Vargas de Oliveira, Luís Antonio Leão, Noêmia Marques de Almeida, Geraldo Magela Vidigal Carneiro, (Lalau), Antonio Eulógio Lopes, Cecílio de Sousa Lopes, Balsanúfio Alves de Matos (Núfio), João Neves Corrêa, Franklin Corrêa de Lima, Vangelisto Alves do Amaral (seo Bélico), João Ignácio Teixeira (Joãozinho carapé), Silvério de Sousa, Manoel de Mattos Pereira, Alili Torraca de Matos, Agrícola Aguiar Machado, Ivan Aguiar Machado, João Camargo de Campos, Eugenio Meireles, Zeferino Benites, Otálio de Freitas, Setembrino Vicente de Almeida. Estes nomes foram extraídos da Ata de fundação do PSD na Picadinha, no dia 08 de setembro de 1954, lavrada pelo advogado Weimar Gonçalves Torres, na época Presidente do PSD em Dourados. No município de Dourados, além desses nomes compunham o  PSD, Ruy Gomes, José Augusto de Mattos Pereira, Onofre Pereira de Mattos, Jonas Dourado, Albino Torraca e a nível de estado, o General senador Filinto Müller, Cícero de Castro Faria, ex-governador João Ponce de Arruda, Cícero de Castro Faria, Wilson de Pinho, ex-Pedro Pedrossian, Ivo Anunciato Cerzozimo  e Antonio Mendes Canale, pessoas mais próximas a meu pai.

O que é bom sempre volta, dos políticos que tiveram mandato está vivo apenas o ex-governador Pedro Pedrossian, homem que revolucionou o Estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com universidades, estradas, hospitais e muitas outras. Hoje está presenciando o retorno do partido que o fez governador pela primeira vez em 1966. Foi muito criticado, mas deixou muitíssimas obras no Mato Grosso uno e depois como governador por duas vezes no Mato Grosso do Sul, Estado que preparou para o desenvolvimento e ninguém pode mais criticá-lo. E nesse momento faço um convite para aderir a essa caminhada, pois muito tem a oferecer ao PSD.

Agora uma grande responsabilidade caiu sobre o ombro dos membros atuais do PSD, pois a semente foi lançada, devemos cultivá-la bem para colher os frutos no futuro, pois a população brasileira está receiosa com relação aos políticos, devido aos escândalos que estão vindo à baila no Brasil há muito tempo e os recentes que aconteceram em nossa cidade. A luta foi árdua para o renascimento do PSD, vencemos todas as barreiras nos TRE´s estaduais e o ápice da vitória foi conseguida no TSE pelo placar de 6 x1.

Assim, a partir de hoje, podemos começar o nosso trabalho, sem medo, afinal o partido passou pelo crivo do Tribunal Superior Eleitoral, na memorável noite de ontem, dia 27/09/2011, quando o jurista e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro  Enrique Ricardo Lewandowski proclamou o resultado  do julgamento às 20 horas e 24 minutos. Agora o PSD – Partido Social Democrático é realidade, foi uma vitória da democracia.

Seu número é 55. É o começo da primavera.

Dourados-MS, 28 de setembro de 2011.

* O autor é advogado, licenciado em Letras com Inglês, proprietário e produtor rural no distrito de Picadinha, Secretário Geral da Comissão Provisória Municipal do PSD em Dourados.